BC australiano frisou as incertezas quanto ao cenário externo, à atividade doméstica e à inflação Macroeconomia, -agencia-estado-, Austrália, Banco Central, CNN Brasil Money, Juros CNN Brasil
O banco central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira (8) a manutenção da taxa de juros do país em 3,85% ao ano.
Em comunicado, a autoridade monetária australiana destaca que, embora os dados mensais mais recentes do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) indiquem que a inflação do segundo trimestre deve ficar em linha com a expectativa, eles foram, marginalmente, levemente mais fortes do que o esperado.
“Com a taxa de juros 50 pontos-base mais baixa do que há cinco meses e as condições econômicas gerais evoluindo conforme o esperado, a Junta considerou prudente aguardar um pouco mais para confirmar que a inflação segue em trajetória sustentável rumo a 2,5%”, enfatizou o RBA.
O BC australiano ainda frisou as incertezas quanto ao cenário externo, à atividade doméstica e à inflação.
Para a autoridade monetária, os riscos para a inflação estão mais equilibrados e o mercado de trabalho permanece forte. “Ainda assim, mantém cautela quanto às perspectivas, especialmente diante do elevado nível de incerteza em relação à demanda e à oferta agregadas.”
Brasil tem a 2ª maior taxa de juro real no mundo após alta da Selic