O Banco do Brasil fez indicações nesta sexta-feira (18/7) para a substituição de cinco presidentes de empresas do conglomerado. Foram substituídos presidentes da BB Asset, BB Seguridade, Brasilseg (que faz parte do grupo BB Seguridade), BB Américas e BBTS. Eles ainda precisam ser eleitos e nomeados para os postos.
Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA
As mudanças nos cargos-chave já haviam sido antecipadas pelo JOTA. O economista Denísio Liberato deixou a presidência da BB Asset Management, maior gestora de recursos do Brasil, onde estava desde 2023 com o apoio do Centrão. Gustavo Pacheco assumirá o comando do BB Asset.
Delano Valentin Andrade vai ocupar o cargo de diretor-presidente da BB Seguridade antes comandado por André Haui. Já para presidir o BB Américas foi indicado Mário Matsumoto Fuji, gerente geral do Banco do Brasil em Nova York e Miami desde 2022.
Marcelo Augusto Dutra Labuto, que já foi presidente do banco, retorna ao conglomerado BB para presidir a Brasilseg no lugar de Amauri Aguiar de Vasconcelos. E Paulo André Rocha Alves foi indicado ao cargo de diretor-presidente da BBTS, cargo antes ocupado por Gustavo Pacheco, que foi indicado para comandar o BB Asset.
Confira os nomes dos indicados e suas experiências profissionais no conglomerado BB
Delano Valentim Andrade
Indicado pelo BB para ocupar o cargo de diretor-presidente da BB Seguridade, Delano ocupava o cargo de presidente no BB Américas desde 2023. É funcionário do BB desde junho de 1985. Exerceu os cargos de Diretor Vice-presidente no Banco Patagonia entre os anos de 2019 e 2023, foi diretor de Marketing e Comunicação no Banco do Brasil, onde também atuou como executivo. Também foi executivo na área de gestão de relacionamento com clientes pessoa física e na área de Negócios de Governo, em seu primeiro cargo executivo em 2009. É graduado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior, possui MBA em Liderança Estratégica e Especialização em Gestão de Projetos.
Mario Matsumoto Fujii
Foi indicado para presidir o BB Americas. Ocupa o cargo de gerente geral do Banco do Brasil em Nova York e Miami desde 2022, responsável pela América do Norte. Ele ingressou na empresa em 1998, começando sua carreira no varejo bancário e progredindo para o varejo de alta renda, Banco de Investimentos, Governança Corporativa de empresas ligadas ao BB e na área de fusões e aquisições. Mario Fujii possui graduação em Economia pela PUC-SP, MBA em Finanças pela FGV-SP, MBA Executivo pela Ibmec-DF, e completou o Programa de Desenvolvimento Executivo na Wharton School da UPENN. Ele também possui uma Certificação como Membro de Conselho pelo IBGC. Atualmente, atua como Presidente do Conselho de Administração da Banco do Brasil Cayman Islands Holding e BB USA Holding, e é membro do Conselho diretor da Câmara de Comércio Brasil-Americana em Nova York.
Marcelo Augusto Dutra Labuto
Com 33 anos de experiência profissional, depois de um período no mercado, Labuto retorna ao conglomerado BB para presidir a Brasilseg, que faz parte da holding BB Seguridade. Ele chegou a presidir o Banco do Brasil no final de 2018 e traz consigo a experiência nos seguintes cargos: no BB, já foi diretor de Governança de Entidades Ligadas, de Empréstimos e Financiamentos, além de dirigir a área de Seguros, Previdência e Capitalização. Foi vice-presidente de Negócios de Varejo no BB, além de já ter atuado como diretor-presidente da BB Seguridade. No mercado, já foi diretor executivo de Varejo no Santander, CEO do Grupo Pernambucanas e CEO na Pefisa. Além disso, teve diversas participações em conselhos de administração em empresas do segmento financeiro, seguridade, serviços e mineração. É formado em administração e finanças pela UFRJ.
Gustavo Pacheco Lustosa
Indicado para o cargo de presidente da BB Asset, ocupa o cargo de diretor-presidente na BBTS desde 2023. É funcionário do BB desde 1993. Exerceu os cargos de Diretor na BBTS, gerente executivo na BBTS, gerente de soluções no Projeto Banco Postal entre 2014 e 2015, além de ter passagem na Diretoria de Controladoria de 2008 a 2014. Graduado em Geologia, possui MBA em Administração Financeira, especialização em Negócios Internacionais e especialização em Consultoria Financeira e Mercado de Capitais.
Paulo André Rocha Alves
Indicado ao cargo de diretor-presidente da BBTS, Paulo André ocupa o cargo de gerente geral na Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil desde 2021. É funcionário do Banco do Brasil desde 2000. Exerceu os cargos de gerente executivo na Diretoria de Tecnologia desde 2017, além de outros cargos gerenciais na mesma área desde 2012. É graduado em Gestão em Tecnologia da Informação, possui MBA Executivo em Negócios e Competências Digitais.

