Objetivo é ajudar empresas a investir e expandir para novos mercados internacionais Macroeconomia, CNN Brasil Money, Empresas, Empréstimos, Mercado internacional, Reino Unido CNN Brasil
Os cinco principais bancos britânicos — NatWest, HSBC, Barclays, Lloyds e Santander — comprometeram-se nesta segunda-feira (26) a emprestar um total de aproximadamente US$ 15 bilhões para ajudar empresas a investir e expandir para novos mercados internacionais, de acordo com informações do governo.
O anúncio acontece em um momento em que o Partido do primeiro-ministro Keir Starmer, com dificuldades nas sondagens de opinião, procura formas de gerar crescimento na economia britânica, que se encontra relativamente lenta, e semanas depois de o Banco de Inglaterra ter pedido para os bancos comerciais emprestarem mais.
“O fortalecimento do potencial de exportação do Reino Unido depende de as empresas britânicas terem os meios, a motivação e a oportunidade para terem sucesso em novos mercados estrangeiros”, destacou o ministro dos Negócios e Comércio, Peter Kyle, em comunicado.
O governo afirmou que a capacidade de empréstimo estará disponível imediatamente e será proveniente integralmente dos balanços dos próprios bancos. A UK Export Finance, agência governamental de crédito à exportação, garantirá até 80% dos empréstimos elegíveis concedidos por cada banco.
No entanto, não há garantia de que os bancos emprestarão o valor total e é provável que as empresas ainda tentem garantir que qualquer empréstimo concedido seja feito em bases comerciais e que seja reembolsado.

