Fenômeno é considerado menos intenso que um tornado Pará, Belém, Praia CNN Brasil
Uma tromba d’água surpreendeu banhistas na tarde deste sábado (26), na praia do Amor, localizada na Ilha de Outeiro, distrito de Belém (PA).
O fenômeno foi registrado em vídeo por frequentadores que aproveitavam o último fim de semana de julho no local.
Nas imagens, é possível ver algumas pessoas dentro do rio enquanto a tromba d’água se forma ao fundo e começa a se aproximar da margem.
O redemoinho vertical de nuvens e água chamou atenção de quem estava na praia, mas não há registros de feridos ou de estragos causados pelo fenômeno natural.
A CNN tenta contato com o Corpo de Bombeiros do Pará para saber quais orientações devem ser seguidas em situações como essa.
O que é uma tromba d’água?
Segundo meteorologistas, a tromba d’água é um tipo de tornado que se forma sobre corpos d’água, como rios, lagos ou o mar.
Trata-se de uma coluna de ar girando em alta velocidade, que se estende de uma nuvem até a superfície líquida. Elas costumam se formar em dias quentes e úmidos, especialmente quando há instabilidade na atmosfera.
Embora visualmente impressionantes, as trombas d’água geralmente são menos intensas do que tornados em terra firme.
No entanto, ainda representam risco para embarcações, banhistas e estruturas próximas, especialmente se o fenômeno se mover em direção à costa.
O fenômeno costuma durar poucos minutos e, na maioria das vezes, se dissipa naturalmente.

