Lei sancionada pelo prefeito Eduardo Paes (PSB) abrange bairros de Jacarepaguá e arredores Rio de Janeiro, -agencia-cnn-, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio de Janeiro CNN Brasil
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSB), sancionou a lei que cria a Zona Sudoeste da cidade, separando a Barra da Tijuca e outros bairros da antiga Zona Oeste.
A mudança foi publicada no Diário Oficial e passa a valer a partir desta terça-feira (9). Em sequência, foi editada uma lei complementar que detalha os limites da região e anexa um mapa (veja abaixo).
Confira os bairros que formarão a Zona Sudoeste da cidade:
- Anil
- Barra da Tijuca
- Camorim
- Cidade de Deus
- Curicica
- Freguesia
- Gardênia Azul
- Grumari
- Itanhangá
- Jacarepaguá
- Joá
- Praça Seca
- Pechincha
- Rio das Pedras
- Recreio dos Bandeirantes
- Tanque
- Taquara
- Vargem Grande
- Vargem Pequena
- Vila Valqueire

Discussão na Câmara sobre impactos da mudança
O projeto de lei complementar 47/2025, aprovado pela Câmara Municipal em 14 de agosto, foi idealizado pelo vereador Dr. Gilberto (SD). Ele afirmou que a medida não altera regiões administrativas nem gera novas despesas ou aumento de IPTU, destacando que o objetivo é organizar a expansão urbana e a distribuição espacial de bairros que não estavam incluídos na Zona Oeste criada em 2021.
“Não ocorrerão despesas extras, ordenadas ou não pelo Poder Executivo”, enfatizou o parlamentar
Nem todos os parlamentares concordaram. O vereador Pedro Duarte (Novo) afirmou que a mudança fragmenta a cidade.
“Fora que já temos uma divisão oficial da cidade, que são as áreas de planejamento do município. À AP5 pertencem Campo Grande, Realengo, Bangu e Santa Cruz. E à AP4 pertencem a Barra da Tijuca, as Vargens, Recreio e Jacarepaguá. Essa divisão é usada para leis orçamentárias e leis de diretrizes, por exemplo”, destacou o vereador.

