A sérvia-australiana Jelena Todorovic, de 31 anos, comandará a equipe cearense na próxima edição do NBB Basquete, CNN Esportes, Fortaleza (time), Jelena Todorovic, NBB, outros esportes CNN Brasil
Através das suas redes sociais, o Fortaleza Basquete Cearense anunciou, nesta sexta-feira (18), a chegada da treinadora Jelena Todorovic, de 31 anos. A sérvia-australiana se tornou a primeira mulher a comandar uma equipe masculina da modalidade no Brasil em toda a história.
Jelena iniciou sua carreira fora das quadras no Estrela Vermelha, da Sérvia, tradicional clube do seu país natal. Depois, ela migrou para a Austrália, onde passou por diversos times ocupando a posição de auxiliar-técnica, até 2022. Todorovic seguiu para uma trajetória no basquete de seleções, fazendo parte das comissões técnicas de Sérvia, Grécia e Espanha.
Na sua experiência internacional, a treinadora teve a oportunidade de ajudar no desenvolvimento de grandes nomes da modalidade, como o grego Giannis Antetokounmpo e os australianos Josh Giddey e Patty Mills, todos jogadores da NBA.
Além alcançar este feito sendo mulher, Jelena Todorovic também é a segunda técnica mais jovem da história do NBB, a liga de basquete do Brasil, ficando atrás apenas de Gustavo de Conti, que assumiu o Paulistano em 2010 aos 30 anos de idade.
“Estou aqui não apenas como treinadora, mas como representante da minha família, do meu povo e do meu país. E estou totalmente comprometida a deixar uma marca significativa e duradoura no basquete brasileiro. Uma marca que vá além das vitórias e derrotas, e alcance o coração da comunidade”, disse Jelena em entrevista ao portal oficial da competição.
Na última temporada do NBB, o Fortaleza Basquete Cearense terminou na 18ª e última posição da classificação geral, ficando fora dos playoffs do torneio. O clube nordestino finalizou com uma campanha de 10 vitórias e 24 derrotas em 34 partidas.