Segundo a autarquia, medida vale para transações realizadas com qualquer instrumento de pagamento e entra em vigor imediatamente Macroeconomia, -agencia-reuters-, Banco Central, Bancos, CNN Brasil Money, Fraudes, Pagamentos, transações bancárias CNN Brasil
O BC (Banco Central) informou nesta quinta-feira (11) ter aprovado norma que obriga instituições financeiras a rejeitar transações de pagamento que tenham como destinatárias contas com fundada suspeita de envolvimento em fraude.
De acordo com a autarquia, a medida vale para transações realizadas com qualquer instrumento de pagamento e entra em vigor imediatamente. As instituições precisarão adequar seus sistemas até 13 de outubro.
Para avaliar o envolvimento das contas em fraudes, os bancos deverão usar informações como as de sistemas eletrônicos e bases de dados de caráter público ou privado, segundo o BC.
“A norma se alinha às ações que o BC anunciou na sexta-feira passada buscando reforçar ainda mais os processos e protocolos de segurança do Sistema Financeiro Nacional à luz do envolvimento do crime organizado nos recentes eventos de ataque a instituições financeiras e de pagamentos”, disse a autoridade monetária em nota.
Brasileiros têm 70,5% da renda comprometida com contas, diz Serasa
(Por Bernardo Caram)