“Inflação subjacente ainda está abaixo de 2%”, afirmou o dirigente, em discurso para líderes empresariais na Província de Shizuoka
Este conteúdo foi originalmente publicado em BC do Japão diz que busca oportunidades para elevar juros, mas sem pressa no site CNN Brasil. Macroeconomia, -agencia-estado-, Banco Central (BC), CNN Brasil Money, Japão CNN Brasil
O banco central do Japão (BoJ, na sigla em inglês) continua procurando oportunidades para elevar ainda mais as taxas de juros, mas deverá tomar decisões sem pressa, disse o vice-presidente da instituição, Shinichi Uchida, nesta quarta-feira (5).
“A inflação subjacente ainda está abaixo de 2%”, afirmou o dirigente, em discurso para líderes empresariais na Província de Shizuoka. “Apertar a política monetária nesta situação suprimiria a atividade econômica, e os salários não subiriam.”
As expectativas pela elevação dos juros vêm crescendo, mas economistas e investidores esperam amplamente que o banco central japonês mantenha a política estável na próxima reunião, no dia 19, após ter elevado a taxa para 0,5% em janeiro.
Uchida reiterou que o BoJ buscará mais aumentos nos juros, desde que a economia continue a melhorar e a inflação suba em conjunto com os aumentos salariais.
“Ajustar o grau de acomodação monetária gradualmente, enquanto as condições financeiras seguem acomodatícias, levará à estabilidade na atividade econômica e nos preços no longo prazo”, disse o vice-presidente do BoJ.
Uchida espera que a inflação subjacente atinja cerca de 2% em algum momento entre outubro de 2025 e março de 2027, ajudada pelo crescimento salarial.
Em relação ao cenário global, o vice-presidente do BoJ observou que as incertezas permanecem altas, incluindo o impacto da política econômica do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“O curso futuro desses fatores e expectativas a respeito deles terão um impacto no sentimento de empresas e famílias, não apenas nos Estados Unidos, mas também ao redor do mundo, e nos desenvolvimentos dos mercados financeiros e de capitais globais.”
Este conteúdo foi originalmente publicado em BC do Japão diz que busca oportunidades para elevar juros, mas sem pressa no site CNN Brasil.

