By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: BC, PF e Ministério da Justiça reforçam necessidade de integração no combate ao crime
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > BC, PF e Ministério da Justiça reforçam necessidade de integração no combate ao crime
outros

BC, PF e Ministério da Justiça reforçam necessidade de integração no combate ao crime

Última atualização: 22 de outubro de 2025 20:47
Published 22 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Representantes do Banco Central, da Polícia Federal e do Ministério da Justiça e Segurança Pública debaterem nesta quarta-feira (21/10), durante a 15ª edição do Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (PLDFT), promovido pela Febraban, temas relacionados ao crime organizado, corrupção, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo no Brasil. As instituições reforçaram a importância da atuação integrada no combate de crimes financeiros e discutiram desafios e estratégias adotadas para lidar com problemas derivados.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasInscreva-se no canal do JOTA no Telegram e acompanhe as principais notícias, artigos e análises!

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Izabela Correa, diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, destacou o papel do BC na supervisão das instituições financeiras e na preservação da integridade do sistema financeiro. Segundo ela, o Circular nº 3.978 do Banco Central, que estabelece as políticas, procedimentos e controles internos para instituições financeiras prevenirem a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, foi um marco regulatório. “Então, quando nós estamos falando de parcerias, de integração, de diálogo, eles se dão no Sistema Nacional de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e no caso, aqui, por meio do Banco Central junto a uma série de outros atores específicos”, afirmou.

Para ela, o enfrentamento aos crimes financeiros depende de uma rede articulada de prevenção. “Há uma máxima que diz que vão mais longe aqueles que trabalham juntos. Essa máxima também é um foco quando falamos do sistema de prevenção à lavagem de dinheiro, no Brasil ou internacionalmente”, disse. “O sistema funciona bem na medida em que cada um dos atores cumpre seus papéis de integração, de reporte, de comunicação e de troca de informações.”

A representante acrescentou que a agilidade do crime organizado exige respostas igualmente sofisticadas para que os crimes não só sejam combatidos, como antecipados. “O desafio é a dinamicidade do próprio crime e do crime organizado. Precisamos de procedimentos robustos, boas análises de dados, bons analistas e o uso de inteligência artificial”, afirmou.

Dennis Cali, diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção da Polícia Federal, ressaltou a colaboração das instituições na investigação de crimes financeiros. “O crime organizado atua de forma cada vez mais sofisticada. A parceria é fundamental”, afirmou. “A Polícia Federal já tem uma história de colaboração. Cito o caso de sucesso do Golpe em Deus, que há mais de 15 anos funciona em parceria com os bancos, para combater fraudes com cartões de crédito e internet banking.”

Inscreva-se no canal do JOTA no Telegram e acompanhe as principais notícias, artigos e análises!

O diretor também ressaltou que, para acompanhar a complexidade das operações criminosas, a PF tem investido em formação e inteligência financeira. “Desde 2004, a lavagem de dinheiro é tema nos cursos da Academia Nacional de Polícia. Em 2017, criamos o curso de inteligência financeira, que hoje é o mais solicitado pelas regionais”, disse. Para eles, os crimes financeiros exigem investigações cada vez mais especializadas.

Para Maria Beatriz Amaro, coordenadora da Secretaria-Executiva da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) do Ministério da Justiça, o enfrentamento à criminalidade financeira passa, necessariamente, pela recuperação de bens e valores obtidos de forma ilícita. “Enquanto a gente não asfixiar, não tirar os recursos financeiros das organizações criminosas, elas continuarão prosperando. A recuperação de ativos é tão importante quanto a punição”, afirmou.

A coordenadora reforçou que a estratégia da ENCCLA atua como espaço de integração interinstitucional e construção coletiva entre órgãos públicos, setor privado, academia e sociedade civil, para o combate aos crimes financeiros. “A ENCCLA faz um compilado para incentivar o sistema nacional de prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro”, explicou.

Ela destacou que o trabalho desenvolvido pela rede tem como princípio a articulação e o consenso entre diferentes instituições, de modo a produzir soluções factíveis. Entre as iniciativas coordenadas pela ENCCLA estão o Programa Nacional de Treinamento para Recuperação de Ativos (PNRA), instrumento que integra uma série de ações estratégicas para impedir o proveito financeiro de atividades ilícitas, e a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (RNLTL), um grupo que reúne laboratórios tecnológicos especializados no combate à lavagem de dinheiro e à corrupção.

You Might Also Like

Brasil garante chips da China para evitar paralisação da indústria automotiva

Gracyanne Barbosa mostra corpo em recuperação após “Dança dos Famosos” 

Apneia do sono não tratada aumenta risco de demência, aponta estudo 

Homem que esmagou cabeça de amigo com haltere vai a júri no DF

SP: “Identificamos o suspeito”, diz SSP sobre jovem morta na frente do pai 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

SP: Secretário de Segurança Urbana explica ação da prefeitura durante chuva 

24 de janeiro de 2025
Vizinho que matou motorista de escolar no DF se torna réu na Justiça
GTA 6 ganha novo trailer e data de lançamento; assista
Bruno Reis cogita implementação de novo local para estacionamento de trios elétricos
Mulher é presa por desviar mais de R$8 mil de cartão de crédito
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?