By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: BCE reduz taxa de juros a 2,5% e deixa porta aberta para novos cortes 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > BCE reduz taxa de juros a 2,5% e deixa porta aberta para novos cortes 
outros

BCE reduz taxa de juros a 2,5% e deixa porta aberta para novos cortes 

Última atualização: 6 de março de 2025 10:43
Published 6 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Banco Central Europeu diz que restrição não é mais necessária e inflação está voltando para a meta de 2%
Este conteúdo foi originalmente publicado em BCE reduz taxa de juros a 2,5% e deixa porta aberta para novos cortes no site CNN Brasil.  Macroeconomia, BCE (Banco Central Europeu), CNN Brasil Money, Donald Trump, Inflação, Tarifas CNN Brasil

Contents
Leia MaisDólar ronda estabilidade com tarifas de Trump e dados em foco; bolsa sobeVendas no varejo da zona do euro caem 0,3% em janeiro ante dezembroAutoridades da China sinalizam mais estímulos caso crescimento desacelereRiscos inflacionários

O Banco Central Europeu (BCE) cortou as taxas de juros nesta quinta-feira (6), conforme o esperado, e manteve a porta entreaberta para mais reduções. O curso da política monetária europeia segue firme mesmo com uma iminente guerra comercial com os EUA e planos para aumentar os gastos militares, impulsionando a maior reviravolta na política econômica da Europa em décadas.

Abrandando pela sexta vez desde junho, o BCE reduziu a taxa de depósito para 2,5%, em um aceno à desaceleração da inflação e ao crescimento vacilante. A instituição comunicou que o nível das taxas ainda estava restringindo o crescimento da região, ainda que menos do que no passado.

Essa formulação sugere que mais cortes podem estar chegando, já que o banco declarou há muito tempo que a restrição não é mais necessária, enquanto a inflação, de 2,4% no mês passado, está voltando com segurança para sua meta de 2% este ano.

“A política monetária está se tornando significativamente menos restritiva”, disse o BCE, em tom mais brando. “O processo de desinflação está bem encaminhado.”

Leia Mais

  • Dólar ronda estabilidade com tarifas de Trump e dados em foco; bolsa sobe

    Dólar ronda estabilidade com tarifas de Trump e dados em foco; bolsa sobe

  • Vendas no varejo da zona do euro caem 0,3% em janeiro ante dezembro

    Vendas no varejo da zona do euro caem 0,3% em janeiro ante dezembro

  • Autoridades da China sinalizam mais estímulos caso crescimento desacelere

    Autoridades da China sinalizam mais estímulos caso crescimento desacelere

A linguagem sutil significa que outro corte de taxa em abril não é garantido, já que os ‘falcões’ da política já estão pedindo cautela.

O BCE também reduziu sua previsão de crescimento econômico para 2025 pela quarta vez consecutiva na quinta-feira, colocando a expansão em 2025 em apenas 0,9, apenas um pouco acima do ritmo de 0,7% registrado no ano passado.

A inflação está em 2,3% neste ano, acima dos 2,1% registrados há três meses.

“As revisões para baixo (no crescimento) para 2025 e 2026 refletem exportações menores e fraqueza contínua no investimento, em parte originadas da alta incerteza da política comercial, bem como da incerteza política mais ampla”, diz o comunicado.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, reconheceu que essas projeções refletem apenas parcialmente a perspectiva, dadas as mudanças excepcionais desde a data limite para a preparação desses números.

Uma guerra comercial com os Estados Unidos está se aproximando e as empresas já estão segurando os investimentos, aguardando clareza sobre as medidas a serem direcionadas à União Europeia e como as tarifas impostas a outros poderiam redirecionar os fluxos comerciais.

Enquanto isso, a Alemanha e a Comissão Europeia anunciaram mudanças nas regras fiscais para impulsionar os gastos com defesa e infraestrutura, em parte para substituir o apoio dos EUA à Ucrânia – uma mudança tectônica que pode impactar o crescimento por anos.

Riscos inflacionários

Embora mais gastos sejam melhores para o crescimento, eles também podem aumentar as pressões de preços, e as medidas de inflação de longo prazo aumentaram de cerca de 2,05% no início desta semana para 2,24% na quinta-feira, uma mudança anormalmente grande.

Mas o BCE não atua na volatilidade de curto prazo, então essa mudança não será suficiente por enquanto para alterar o debate, mesmo que os formuladores de políticas provavelmente levantem a questão nas próximas semanas.

As projeções ainda são relevantes, pois incorporam apostas de mercado em cortes de taxas e, com a inflação ainda sendo vista em 2% até o final do ano, pelo menos mais dois cortes de taxas permanecem como o caso base do BCE.

Também sugerindo que a flexibilização tem espaço para avançar, os modelos do BCE mostram que a taxa de depósito para de restringir o crescimento na faixa de 1,75% a 2,25%.

Um item importante a ser observado na entrevista coletiva de Lagarde à tarde é se ela manterá a linha de que a direção da política é clara e apenas o momento e a magnitude da flexibilização serão levados para o debate.

Por enquanto, os investidores acham que o BCE continuará com sua política monetária em curso, mesmo que um aumento nos gastos orçamentários possa eventualmente mudar a perspectiva.

Os mercados estão precificando mais dois cortes de taxas neste ano após a mudança desta quinta-feira (6), um pouco menos do que antes do anúncio do orçamento alemão de terça-feira, mas ainda amplamente na faixa de expectativas vistas nas últimas semanas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em BCE reduz taxa de juros a 2,5% e deixa porta aberta para novos cortes no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Israel dá nova ordem de retirada aos moradores da Cidade de Gaza 

Fux e Moraes: gladiadores de construções narrativas

Mbappé busca primeira Champions e assume papel de liderança no Real Madrid 

O bom gasto público como agenda de reforma inadiável

Caso Ramagem: quem decide a perda do mandato?

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Utilizando nomes falsos, suspeito de chefiar facção criminosa na Bahia é preso no Pará

13 de junho de 2025
Botafogo x Corinthians: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão 
Fortaleza joga mal e empata em casa nas oitavas da Libertadores
Chatbots de IA podem sofrer ciberataques? Entenda o que são DDoS 
Papa Leão XIV realiza primeira missa no Vaticano nesta sexta-feira (9) 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?