Até o momento, três mortes ligadas à ingestão de bebida adulterada com a substância foram confirmadas São Paulo, -agencia-cnn-, bebida alcoólica, Intoxicação, metanol, São Paulo (geral) CNN Brasil
Em meio aos casos recentes de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebida alcoólica em São Paulo, o governo federal realizou uma reunião para monitorar os episódios, nesta segunda-feira (29). Até o momento, três mortes ligadas à ingestão de bebida adulterada com a substância foram confirmadas.
A reunião foi coordenada pela Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e contou com a participação de diversas áreas do governo para definir medidas imediatas com relação aos dez episódios de intoxicação, que são investigados.
Bebida batizada com metanol: sobe para três o número de mortes suspeitas
Durante a reunião, foi decidido que a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) deve emitir um alerta aos Procons de todo o país, com orientações voltadas aos fornecedores e aos consumidores sobre a segurança na comercialização e no consumo de bebidas alcoólicas.
Além disso, o Ministério da Saúde vai ser o responsável pelo atendimento dos casos, reforçando que todas as unidades de saúde devem seguir o protocolo de notificação para casos suspeitos de intoxicação. Já o Ministério da Agricultura e Pecuária será o responsável por avaliar eventuais ações de fiscalização.
Na reunião, o governo determinou que o SAR (Sistema de Alerta Rápido) segue responsável pelo monitoramento dos episódios e pela atualização de dados.
Segundo o governo, os casos atuais apresentam “padrão inédito e diverso” aos que eram registrados, já que as ocorrências de intoxicação por metanol estavam, majoritariamente, associadas a pessoas em extrema vulnerabilidade ou população em situação de rua. No entanto, a partir do início deste mês, os pacientes intoxicados apresentaram histórico de ingestão recente de destilados em bares e com diferentes tipos de bebida, como gin, whisky e vodka.
O que é metanol?
O metanol é uma substância líquida, inflamável e incolor. É amplamente utilizado como solvente, na fabricação de combustíveis, plásticos, tintas e medicamentos
Tem grande potencial de intoxicação, e quando consumido pode levar à morte mesmo em doses pequenas.
Recomendações
O MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) emitiu uma recomendação urgente aos estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas no estado de São Paulo e em regiões próximas.
A nota técnica aponta a necessidade de atuação conjunta entre governo, setor privado e sociedade no combate a práticas de falsificação. Deve ser prioridade a compra segura, com conferência e rastreabilidade dos produtos.
O documento recomenda atenção a itens com lacres tortos, erros evidentes de impressão e preços atipicamente baixos.