By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Beija-Flor campeã: relembre outros 10 “desfiles perfeitos” na Sapucaí 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Beija-Flor campeã: relembre outros 10 “desfiles perfeitos” na Sapucaí 
outros

Beija-Flor campeã: relembre outros 10 “desfiles perfeitos” na Sapucaí 

Última atualização: 5 de março de 2025 19:51
Published 5 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Recordista, a Imperatriz Leopoldinense já venceu três com nota máxima desde a fundação do Sambódromo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Beija-Flor campeã: relembre outros 10 “desfiles perfeitos” na Sapucaí no site CNN Brasil.  Entretenimento, #CNNPop, Beija-Flor, Carnaval, Escolas de Samba, Rio de Janeiro (capital) CNN Brasil

Contents
Quadra da Beija-Flor explode após título; veja comemoraçãoCarnaval 2025: veja o ranking atualizado de títulos no Grupo Especial do RJUnidos de Padre Miguel é rebaixada para Série Ouro do RJ2024 — Unidos do Viradouro2019 — Estação Primeira de Mangueira2001 — Imperatriz Leopoldinense1998 — Estação Primeira de Mangueira1998 — Beija-Flor de Nilópolis1997 — Unidos do Viradouro1996 — Mocidade Independente de Padre Miguel1995 — Imperatriz Leopoldinense1990 — Mocidade Independente de Padre Miguel1989 — Imperatriz Leopoldinense

A apuração desta quarta-feira (5) coroou a Beija-Flor como a grande campeã do Carnaval de 2025. A escola de Nilópolis, cidade da Baixada Fluminense, conquistou seu décimo quinto título do Grupo Especial carioca após terminar a leitura das notas com pontuação máxima.

A soberana até chegou a perder décimos ao longo da apuração, mas, graças ao descarte da menor nota de cada quesito previsto em regulamento, conquistou os 270 pontos. Essa foi a segunda vez na história da Sapucaí — inaugurada em 1984 — que a Beija-Flor alcançou o feito; a primeira foi em 1998, quando ela terminou empatada com a Mangueira.

A Beija-Flor cruzará novamente a Marquês de Sapucaí neste sábado (8), no Desfile das Campeãs, assim como Grande Rio, Imperatriz, Portela, Viradouro e Mangueira.

  • Quadra da Beija-Flor explode após título; veja comemoração

    Quadra da Beija-Flor explode após título; veja comemoração

  • Carnaval 2025: veja o ranking atualizado de títulos no Grupo Especial do RJ

    Carnaval 2025: veja o ranking atualizado de títulos no Grupo Especial do RJ

  • Unidos de Padre Miguel é rebaixada para Série Ouro do RJ

    Unidos de Padre Miguel é rebaixada para Série Ouro do RJ

Relembre abaixo todos os desfiles que conseguiram nota máxima desde 1984, quando foi inaugurado o Sambódromo da Marquês de Sapucaí:

2024 — Unidos do Viradouro

Com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, a Viradouro apostou no culto ao vudum serpente como trunfo. O desfile, assinado pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, contou a história das sacerdotisas voduns, mulheres escolhidas e iniciadas em ritos de louvor à serpente sagrada.

Impulsionada pela serpente da comissão de frente de Priscila Motta e Rodrigo Negri, a escola de Niterói conquistou seu terceiro caneco.

2019 — Estação Primeira de Mangueira

Com “História para Ninar Gente Grande”, assinado por Leandro Vieira, a Mangueira alcançou seu vigésimo título. O desfile desconstruía os heróis consagrados da história do Brasil e apresentava figuras que costumam passar à margem do que se aprende na escola, como Luísa Mahin e o Dragão do Mar.

No fim do desfile, a verde e rosa também fazia uma homenagem para a vereadora Marielle Franco, que havia sido assassinada no ano anterior.

2001 — Imperatriz Leopoldinense

Último dos títulos conquistados pela Imperatriz Leopoldinense com Rosa Magalhães, “Cana-caiana, cana roxa, cana fita, cana preta, amarela, Pernambuco… Quero vê descê o suco, na pancada do ganzá” venceu sem perder décimos.

O enredo fala sobre a cana-de-açúcar e o desfile se encerrava com uma bela homenagem a Carlos Cachaça, histórico compositor e um dos fundadores da Mangueira.

 

1998 — Estação Primeira de Mangueira

A homenagem da Mangueira a Chico Buarque passou pela Sapucaí sem deixar décimos pelo caminho. Com assinatura de Alexandre Louzada, o enredo “Chico Buarque da Mangueira” rendeu o décimo sétimo título da verde e rosa.

A vitória fez com que o cantor lançasse naquele ano um álbum que tinha o mesmo nome do enredo da Mangueira. O lucro foi revertido para os projetos sociais da escola.

1998 — Beija-Flor de Nilópolis

O desfile de 1998 teve ainda outra campeã, a Beija-Flor de Nilópolis, que também terminou a apuração sem perder décimos.

Rompendo um jejum de 15 anos, a escola da Baixada Fluminense estreava uma comissão de carnaval que seguiria viva até 2019 e renderia outros sete troféus para a comunidade nilopolitana.

“O mundo místico dos Caruanas nas águas do Patu-Anu” foi assinado por Cid Carvalho, Amarildo de Mello, Anderson Müller, Fran Sérgio, Nélson Ricardo, Paulo Führo, Ubiratan Silva e Victor Santos, tinha como base o livro “O mundo místico dos Caruanas e a revolta de sua ave”, escrito pela Pajé Zeneida Lima, e falava sobre a cultura da Ilha do Marajó.

1997 — Unidos do Viradouro

O título de 2024 não foi o primeiro que a Viradouro conquistou com nota máxima. Contando com um time recheado de estrelas como Dominguinhos do Estácio, Joãosinho Trinta e Mestre Jorjão, a escola de Niterói fez a pontuação máxima com o enredo “Trevas! Luz! A Explosão do Universo!”.

O abre-alas todo preto e a paradinha funk da bateria foram os grandes trunfos da Viradouro naquele ano.

1996 — Mocidade Independente de Padre Miguel

Contando com a assinatura do multicampeão Renato Lage, a Mocidade teve “Criador e criatura” como enredo e fez um desfile perfeito.

Falando sobre a relação entre homem e Deus, a verde e branco da zona oeste do Rio conquistou seu quinto e, até hoje, penúltimo título.

1995 — Imperatriz Leopoldinense

Em um dos anos mais polarizantes da história do Carnaval, a Imperatriz se sagrou campeã com nota máxima. Para os jurados, o desfile assinado por Rosa Magalhães, que produziu o enredo “Mais vale um jegue que me carregue, que um camelo que me derrube lá no Ceará”, foi perfeito.

No entanto, uma das alegorias, justamente a que continha os camelos, ficou na concentração e não desfilou. O regulamento daquele ano, contudo, não previa descontos caso um dos carros não desfilasse, desde que a leitura do enredo não ficasse comprometida.

1990 — Mocidade Independente de Padre Miguel

Cantando a sua própria história, a Mocidade foi campeã em 1990 com o enredo “Vira, virou, a Mocidade chegou”. Os carnavalescos eram Renato Lage e Lilian Rabelo.

A Mocidade recebeu notas máximas de todos os jurados, ao contrário da Beija-Flor, que até ficou em segundo lugar com um ponto a menos, mas teve notas baixas descartadas ao longo da apuração.

1989 — Imperatriz Leopoldinense

Os desfiles perfeitos da Imperatriz não são de hoje. O primeiro deles foi em 1989, quando a escola tinha Max Lopes como carnavalesco assinando o enredo “Liberdade, Liberdade, Abre as Asas sobre Nós”.

Com a nota máxima, a agremiação de Ramos, bairro da zona norte do Rio, desbancou a Beija-Flor de Nilópolis de Joãosinho Trinta e seu Cristo Mendigo. As duas escolas terminaram empatadas, mas a escola a Baixada Fluminense teve notas 9 descartadas em samba-enredo, conjunto e evolução, e a Imperatriz gabaritou tudo de ponta a ponta.

 

Passista veterana defende famosas no samba: “Espaço para todo mundo”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Beija-Flor campeã: relembre outros 10 “desfiles perfeitos” na Sapucaí no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

ABL elege sucessor de Evanildo Bechara nesta quinta-feira (10) 

A carta de Trump, o país e os bois de piranha

Willian José celebra gol e projeta o Bahia na Copa do Nordeste: “Brigar pelo título”

Orçamento é crucial, mas não resolve tudo, diz relator da PEC da Segurança 

Eurasia: governo Lula não tem o que levar à mesa para negociar com Trump 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

My Chemical Romance no Brasil: show será com o elenco original? 

23 de junho de 2025
Ex-TV Bahia assume lugar de Val Benvindo no Band Mulher; saiba quem
Tesouro paga R$ 820,78 milhões em dívidas de estados e municípios 
Corinthians anuncia a contratação de Dorival Júnior 
Biden concede ao Papa Francisco Medalha Presidencial da Liberdade com Distinção 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?