Iniciativa oferece capacitação e espaço gratuito para empreendedores em shopping da capital paraense Pará, Belém CNN Brasil
No mês do orgulho LGBTQIAPN+, Belém abriu as portas para o empreendedorismo inclusivo. A cidade lançou no último sábado (28) o projeto AME+ (Amor, Movimento e Empreendedorismo), que busca inserir a população LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho, oferecendo capacitação e oportunidades de geração de renda.
O pontapé inicial foi dado com o anúncio da primeira loja colaborativa de economia criativa voltada exclusivamente para empreendedores LGBTQIAPN+.
O espaço, totalmente gratuito, vai funcionar no shopping Boulevard e é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Belém, o Sebrae/PA e o próprio shopping. A loja deve começar a funcionar em breve, reunindo produtos e serviços criados por micro e pequenos empreendedores da comunidade.
Além da loja, o projeto inclui cursos de capacitação em áreas como vendas e marketing, realizados pelo Sebrae/PA. Os participantes receberão orientações para formalizar seus negócios, garantindo acesso a benefícios como emissão de nota fiscal, linhas de crédito e outros direitos do microempreendedor.
“É uma injeção de ânimo no empreendedorismo local, garantindo oportunidades para quem deseja empreender, com foco na equidade de gênero e respeito à diversidade”, disse o prefeito Igor Normando durante o lançamento.
Como participar
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online, por meio de link disponível no portal oficial da Prefeitura de Belém, ou presencialmente na sede da Secretaria Executiva de Políticas Públicas e Bem-Estar Social (Sepes), localizada na avenida Nazaré, 361, a partir desta segunda-feira (30). O prazo vai até 15 de julho.
Podem participar empreendedores LGBTQIAPN+ com negócios formalizados. Quem ainda não formalizou sua atividade será encaminhado para o Sebrae/PA, onde receberá apoio para se regularizar e participar de futuras ações do projeto.
Orgulho e oportunidades
O lançamento do AME+ integra as atividades do mês do orgulho LGBTQIAPN+, período que celebra a diversidade e reforça a importância de políticas públicas para a inclusão social e econômica dessa população.
A Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Simmy Larrat, também acompanhou a cerimônia.