By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Belém volta a celebrar o Natal, mas sofrimento persiste na Cisjordânia 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Belém volta a celebrar o Natal, mas sofrimento persiste na Cisjordânia 
outros

Belém volta a celebrar o Natal, mas sofrimento persiste na Cisjordânia 

Última atualização: 25 de dezembro de 2025 16:19
Published 25 de dezembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Nesta quinta-feira (25), foi realizada uma missa matinal na Igreja da Natividade, em Belém, um dia depois de multidões de palestinos e turistas estrangeiros terem se reunido na Praça da Manjedoura  Internacional, Belém, Cisjordânia, Igreja Católica, Israel CNN Brasil

Contents
Leia mais:Em mensagem de Natal rei Charles III pede coragem e reconciliaçãoMulher palestina alegra natal na Cisjordânia vendendo chocolates de tâmarasPapa Leão XIV pede fim de todas as guerras mundiais durante benção de Natal

As celebrações de Natal retornaram ao local de nascimento de Jesus após um hiato de dois anos, mas a alegria permanece ofuscada por mais um ano turbulento para os palestinos que vivem sob a ocupação israelense na Cisjordânia.

Nesta quinta-feira (25), foi realizada uma missa matinal na Igreja da Natividade, em Belém, um dia depois de multidões de palestinos e turistas estrangeiros terem se reunido na Praça da Manjedoura para participar das celebrações pela primeira vez desde que foram suspensas em solidariedade aos palestinos sofrendo com a guerra mortal de dois anos em Gaza.

Leia mais:

  • Em mensagem de Natal rei Charles III pede coragem e reconciliação

    Em mensagem de Natal rei Charles III pede coragem e reconciliação

  • Mulher palestina alegra natal na Cisjordânia vendendo chocolates de tâmaras

    Mulher palestina alegra natal na Cisjordânia vendendo chocolates de tâmaras

  • Papa Leão XIV pede fim de todas as guerras mundiais durante benção de Natal

    Papa Leão XIV pede fim de todas as guerras mundiais durante benção de Natal

Apesar das festividades, o número de participantes permaneceu limitado, o que, segundo o político palestino Mustafa Barghouti, se deve aos postos de controle militar israelenses que bloqueiam as estradas na Cisjordânia.


O Patriarca Latino de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa, participa de uma missa matinal na Igreja de Santa Catarina, na Igreja da Natividade, em Belém, nesta quinta-feira (25).
O Patriarca Latino de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa, participa de uma missa matinal na Igreja de Santa Catarina, na Igreja da Natividade, em Belém, nesta quinta-feira (25). • Hazem Bader/AFP via Getty Images via CNN Newsource

“A Cisjordânia está completamente sitiada”, disse Barghouti ao correspondente Matthew Chance, da CNN, em Belém, na quarta-feira (24). “Israel bloqueou as estradas. É claro que muitas pessoas não puderam vir. … Muitas pessoas não têm condições de vir e muitas encontram grande dificuldade para se deslocar de um lugar para outro.”

Enquanto a guerra em Gaza continuava, a Cisjordânia ocupada testemunhou uma forte escalada nas operações militares israelenses, números recordes de demolições de casas palestinas e uma expansão sem precedentes dos assentamentos judaicos, em meio a uma liderança palestina assolada por alegações de corrupção e estagnação na tomada de decisões.


Pessoas participam da missa da manhã de Natal na Igreja da Natividade, na quinta-feira (25).
Pessoas participam da missa da manhã de Natal na Igreja da Natividade, na quinta-feira (25). • Mahmoud Illean/AP via CNN Newsource

Em 2025, mais de 30 mil palestinos foram deslocados à força de suas casas em cidades da Cisjordânia, no que se tornou “a mais longa e maior crise de deslocamento na Cisjordânia desde 1967”, afirmou o OCHA (Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários) em um relatório publicado em novembro.

A Cisjordânia, localizada a oeste do rio Jordão, entre Israel e a Jordânia, está ocupada pelas forças militares israelenses desde 1967 e abriga mais de 3,3 milhões de palestinos.


A Igreja da Natividade, em 25 de dezembro de 2025
A Igreja da Natividade, em 25 de dezembro de 2025 • Yosri Aljamal/Reuters via CNN Newsource

Este ano registrou um número recorde de demolições de casas e estruturas palestinas na Cisjordânia devido a problemas com licenças de construção, mas grupos de direitos humanos, como o NRC (Conselho Norueguês para Refugiados), afirmaram em outubro que a destruição é uma “política deliberada de desapropriação”.

“Famílias estão sendo despojadas de suas casas, água e meios de subsistência em um esforço calculado para expulsá-las de suas terras e abrir caminho para assentamentos”, disse Angelita Caredda, Diretora Regional do NRC para o Oriente Médio e Norte da África.

“Esta não é uma destruição acidental. É uma política deliberada de desapropriação.”


Fumaça sobe do local de várias explosões durante uma incursão israelense no campo de refugiados de Jenin, na Cisjordânia, em 2 de fevereiro.
Fumaça sobe do local de várias explosões durante uma incursão israelense no campo de refugiados de Jenin, na Cisjordânia, em 2 de fevereiro. • Mohammad Mansour/AFP via Getty Images via CNN Newsource

Os assassinatos também continuaram na Cisjordânia, com pelo menos 233 palestinos mortos somente este ano, incluindo 52 crianças, a maioria deles pelas forças israelenses usando munição real, de acordo com dados do OCHA. As forças israelenses lançaram diversas operações militares em larga escala contra grupos militantes palestinos em cidades da Cisjordânia.

A violência coincidiu com a construção recorde de assentamentos ilegais em todos os territórios palestinos.

Este mês, o gabinete israelense aprovou a legalização e o estabelecimento de 19 postos avançados de colonos e, em maio, Israel anunciou que estabeleceria 22 novos assentamentos, no que a organização israelense de monitoramento de assentamentos Peace Now considerou a maior expansão de assentamentos em mais de 30 anos.

Os assentamentos israelenses em geral são considerados ilegais sob o direito internacional. Os postos avançados, além de serem ilegais sob o direito internacional, também são proibidos pela lei israelense.


Um homem está em pé sobre os escombros de uma casa demolida pelo exército israelense na vila de Qalandia, na Cisjordânia, em 16 de dezembro.
Um homem está em pé sobre os escombros de uma casa demolida pelo exército israelense na vila de Qalandia, na Cisjordânia, em 16 de dezembro. • Zain Jaafar/AFP via Getty Images via CNN Newsource

“Essas ações unilaterais, como parte de uma intensificação mais ampla das políticas de assentamento na Cisjordânia, não apenas violam o direito internacional, mas também correm o risco de alimentar a instabilidade”, afirmaram 14 países em uma declaração conjunta criticando os 19 novos assentamentos.

Os líderes israelenses têm se tornado cada vez mais explícitos em sua rejeição a um futuro Estado palestino, desde o período que antecedeu o ataque do Hamas ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023, apesar dos apelos internacionais por uma solução negociada para a ocupação que já dura décadas.


Uma vista aérea mostra escoteiros marchando na quarta-feira durante as celebrações da véspera de Natal na Praça da Manjedoura, em frente à Igreja da Natividade, em Belém.
Uma vista aérea mostra escoteiros marchando na quarta-feira durante as celebrações da véspera de Natal na Praça da Manjedoura, em frente à Igreja da Natividade, em Belém. • Hazem Bader/AFP via Getty Images via CNN Newsource

O ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, ele próprio um colono, anunciou a expansão do assentamento em um comunicado no início deste mês.

“Estamos bloqueando, no terreno, o estabelecimento de um Estado terrorista palestino”, disse ele. “Continuaremos a desenvolver, construir e a estabelecer-nos na terra que é a herança dos nossos antepassados, com fé na justiça do nosso caminho.”

 

You Might Also Like

Lula chama Múcio e comandantes das Forças Armadas para tratar da Venezuela 

Ancelotti sobre possível encontro com Itália: “Doloroso, não; emoção forte” 

“Gato” no Teatro Contêiner: Prefeitura de SP, Sabesp e Enel registram B.O 

Suspeito por morte de 4 amigos morre durante confronto com a polícia em SC 

Entenda a relação de delegada presa com Dedel, líder do PCC na região Norte 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Motociclista morre após se envolver em acidente de trânsito causado por fios expostos em Salvador

4 de janeiro de 2025
De última hora? Veja ideias de presentes criativos para o Natal 
Ciclone atinge Ilha da Reunião, território francês na costa da África 
Marinha precisa de sistema que vigie as fronteiras marítimas, diz Almirante 
Presidente Lula promove dois juízes do Trabalho a desembargadores do TRT da Bahia
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?