Secretário do Tesouro dos EUA também disse que China estava prestes a cumprir compromissos no âmbito de acordo comercial, incluindo compra de 12 milhões de toneladas de soja Macroeconomia, CNN Brasil Money, Economia americana, Scott Bessent, Taxas de juros CNN Brasil
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, expressou otimismo na quarta-feira (3) em relação às perspectivas econômicas para o próximo ano, mas afirmou que cortes nas taxas de juros ainda são necessários devido ao enfraquecimento de setores como o imobiliário.
Bessent também afirmou na cúpula DealBook do New York Times que o presidente Donald Trump “normalizou” a ideia de uma tarifa global de importação dos EUA de 15% a 20%, e que a China estava prestes a cumprir seus compromissos no âmbito de um acordo comercial EUA-China, incluindo a compra de 12 milhões de toneladas métricas de soja, que, segundo o secretário do Tesouro, seria concluída até o final de fevereiro de 2026.
“Eu diria que a China está no caminho certo para cumprir todas as partes do acordo, todas as partes do acordo”, disse ele.
Bessent afirmou na quarta-feira estar otimista de que a Suprema Corte dos EUA confirmaria a legalidade das amplas tarifas impostas por Trump sobre produtos de quase todos os países, sob a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional.
O secretário do Tesouro disse interpretar os comentários da juíza Amy Coney Barrett durante as alegações orais, de que desfazer as tarifas seria “uma bagunça”, como um indício de que a corte será “muito prudente” em sua decisão.
Mas Bessent reiterou que, se o tribunal decidir contra as tarifas da IEEPA, o governo Trump “pode recriar a mesma estrutura tarifária” com outras bases legais, incluindo a Seção 232 da Lei de Expansão Comercial de 1962 ou a Seção 122 da Lei de Comércio de 1974.
Bessent afirmou que as tarifas deram ao governo Trump margem de negociação para reduzir as tarifas em uma ampla gama de importantes parceiros comerciais, incluindo China, Japão e União Europeia.
Ele também negou que as tarifas fossem um imposto ou estivessem fomentando a inflação, observando que a China reduziu os preços de algumas exportações para compensar as tarifas.
As tarifas podem causar um “ajuste de preço único”, disse ele.
Bessent afirmou que houve um crescimento de 15% nos investimentos de capital, o que impulsionará o crescimento do emprego no futuro.
Entenda o destino dos dólares arrecadados pelas tarifas de Trump

