“Mulhara BH” prevê a instalação de 12 mil câmeras espalhadas pela cidade até o fim de 2026 Minas Gerais, -agencia-cnn-, Belo Horizonte, monitoramento, Telemonitoramento CNN Brasil
Durante a manhã desta segunda-feira (6), foi lançado o programa de monitoramento inteligente Muralha BH, em Belo Horizonte.
Inspirado no Smart Sampa, o sistema integrado foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, em parceria com a Prodabel, para inibir a ação criminosa, promover a sensação de segurança e melhorar a qualidade de vida do cidadãos belo-horizontinos.
A proposta da Prefeitura de Belo Horizonte é a que Rede de Vigilância Inteligente englobe câmeras instaladas em praças, parques, centros de saúde municipais, escolas municipais, principais vias, além de entradas e saídas dos corredores da cidade.
Serão 8 mil câmeras de segurança (sendo 1.890 câmeras do tipo PTZ, com giro de 360° e unidades fixas), 2.650 câmeras LPR (próprias para a leitura de placas veiculares) e 1,5 mil equipamentos com capacidade de realizar reconhecimento facial, totalizando mais de 12 mil unidades.
“Não existe uma cidade feliz com uma população intranquila. Nós vamos dotar a cidade de equipamentos de última geração que façam as pessoas voltarem a se sentir seguras”, declarou o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião.
Tecnologia avançada
A primeira fase de implantação do Muralha BH prevê o uso de cerca de 600 câmeras – já instaladas e testadas. Até dezembro, a estimativa é que mais 1 mil câmeras estejam em operação. O programa será implantado por completo até o final do ano que vem, com a operação das 12 mil câmeras previstas.
“O Muralha BH é um projeto que foi concebido de acordo com a realidade de infraestrutura de rede do município, otimizando a construção de um sistema que é o mais moderno, maior e mais sofisticado em curso no Brasil”, afirmou o diretor-presidente da Prodabel, Fernando Lopes.
Muralha BH prevê ainda o monitoramento de 100% do Novo Anel – via que desde junho está sob a responsabilidade do município. Criando, segundo a prefeitura, uma verdadeira muralha digital no Novo Anel, controlando todos os acessos a Belo Horizonte e o tráfego dos veículos pesados pelas pistas.
As imagens serão monitoradas no Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), todos os dias, 24 horas por dia. A Sala de Controle do COP possui representantes da Guarda Municipal, BHTrans, SLU, Guarda Municipal, SAMU, Bombeiros, polícias Civil e Militar.
Ainda segundo a Prefeitura, “a partir de um software próprio, e a utilização de inteligência artificial, serão criados analíticos capazes de emitir alertas diante da detecção de placas de veículos roubados, pessoas procuradas pela polícia ou desaparecidas e gestos suspeitos. As equipes de plantão no COP-BH atuarão de forma imediata, direcionando as ações dos órgãos competentes, reduzindo o tempo de resposta das equipes de segurança e tornando as abordagens mais eficazes.”