Plano de data center da companhia foi afetado Negócios, CNN Brasil Money, Oracle CNN Brasil
A Blue Owl Capital, maior parceira da Oracle em data centers, não financiará um acordo de US$ 10 bilhões para a construção de sua próxima instalação, segundo declaração de uma fonte nesta quarta-feira (17). A informação vem em meio a crescentes preocupações com o aumento da dívida da empresa de computação em nuvem e os gastos com inteligência artificial.
As negociações entre a Blue Owl, seus credores e a Oracle sobre o investimento em um data center planejado de 1 gigawatt em Saline Township, Michigan, destinado a atender a OpenAI, foram interrompidas após o impasse nas negociações, acrescentou a fonte.
Um dos principais problemas foi que a Blue Owl considerou os contratos de locação existentes para o projeto em Michigan menos favoráveis do que aqueles que ajudou a estruturar em outros acordos com a Oracle, apontou a fonte.
Por volta das 13h45, pelo horário de Brasília, as ações da Oracle caíam quase 4%. Desde a divulgação de seus resultados trimestrais na semana passada, as ações da empresa de computação em nuvem caíram mais de 15%.
A queda reduziu o valor de mercado da Oracle em cerca de US$ 69 bilhões em 11 de dezembro, já que os gastos expressivos e previsões pessimistas levantaram dúvidas sobre a rapidez com que as grandes apostas em IA darão retorno.
A Oracle não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

