Elementos country se unem ao espírito livre e despojado do boho chic, criando um visual autêntico Lifestyle, Moda, tendência CNN Brasil
Depois da estética leve e romântica do boho chic, uma das variações mais marcantes do estilo entra em ação: o boho western. Como o próprio nome sugere, a tendência chega mantendo o espírito livre e despojado ao mesmo tempo em que adiciona elementos mais rústicos para garantir a força do universo country, criando assim produções que se mesclam aos visuais do velho oeste.
Nas passarelas internacionais, grifes renomadas como Chloé e Isabel Marant já trouxeram o mix, combinando peças clássicas com o olhar contemporâneo. Já nos feeds de fashionistas, os looks também ganharam força em festivais como Coachella e Stagecoach.
Enquanto isso, nos palcos, Beyoncé está incorporando a estética enquanto apresenta ao público a sua mais recente turnê batizada de “Cowboy Carter and the Rodeo Chitlin’ Circuit”. Ao longo de quase três horas de show, ela mistura looks com franjas, chapéus e botas de couro.

Nesse mesmo viés, Pharrell Williams levou o estilo para as passarelas da Louis Vuitton, em sua estreia como diretor criativo masculino da maison, misturando o western contemporâneo com uma alfaiataria impecável.
Boho chic e boho western: como diferenciar?
O chic se destaca pelas peças fluídas, estampas florais, delicadas, rendas e babados, além de detalhes artesanais que valorizam o feito à mão. As silhuetas amplas, presentes em saias longas e batas, completam a atmosfera.
Enquanto o western se traduz em acessórios marcantes, como chapéus de aba larga, botas cowboy, cintos com fivelas, franjas, e outros clássicos atemporais como jaquetas de camurça e peças em jeans.
É possível juntar as duas estéticas?
O segredo está no equilíbrio entre a fluidez e a rusticidade. Por isso:
- Combine um vestido fluido de estampa floral com uma bota cowboy de cano longo;
- Utilize um colete jeans com uma saia branca esvoaçante, ou uma calça jeans flare com uma blusa bordada com detalhes étnicos;
- Misturar acessórios para alcançar a tendência, como por exemplo, colares longos com um cinto de fivela;
- Por fim, para manter a harmonia, aposte em uma paleta de cores composta por tons naturais e terrosos, como terracota, areia, off-white, azul-marinho e verde oliva.
Onde encontrar peças no Brasil?
Para te ajudar a se inspirar no estilo boho western com responsabilidade e conforto, a CNN lista abaixo cinco marcas brasileiras que valorizam o design autêntico e o bem-estar. Todas elas são parceiras do Movimento Sou de Algodão, que incentiva o uso da fibra natural brasileira ao promover a moda responsável e o consumo consciente desde 2016.
Heloisa Faria
Heloisa desenvolve suas peças com afinco e afeto. A moulage como técnica de construção de peças permite à estilista explorar novos volumes. Dentro do ateliê, as construções são desenvolvidas buscando uma combinação de caimento e acabamento, fazendo com que as peças se tornem atemporais.
“Fazemos roupas que contribuem para uma expressão mais livre da sua identidade a partir de femininos plurais, desinibida de pressões conservadoras. Não acreditamos em delimitações de gênero: contanto que você se sinta à vontade, o mundo te pertence”, comenta.

VOLTS
A VOLTS é uma marca autoral com identidade brasileira. Do fio à confecção, respeita os estilos individuais, pois acredita que é isto que a torna única. Escolhe com cuidado cada matéria prima usada, levando em consideração qualidade e durabilidade; valoriza vestibilidade e conforto, além de processos que causam menor impacto a nossa sociedade, seja apreciando os colaboradores ou utilizando tecidos ecológicos.
“Enaltecemos todo um time responsável por construir quem somos, pois para nós, sustentabilidade vai além do meio ambiente, começa com a forma de pensarmos a moda”, diz.

Peter Goods Co.
Criada em 2018 pela oceanógrafa Olivia Maranhão, a Peter Goods Co. traz em seu cerne a consciência e a proteção ambiental, através de seus chapéus. Todas as peças são feitas à mão, utilizando matérias-primas naturais, brasileiras, biodegradáveis e sustentáveis, e coloridas através do tingimento natural.
“Nosso objetivo é mostrar que existem opções conscientes e sustentáveis para nossos clientes, sem deixar o design e o bom gosto de lado, fazendo uma associação com a proteção que os chapéus nos oferecem”.

Ronaldo Silvestre
Através do design, Ronaldo Silvestre aprendeu a olhar tudo como um projeto e não somente como uma peça de roupa específica. É uma marca dinâmica, atenta às novidades do mercado e ao que se passa no mundo. Tem como ideal o personalizado, o diferente. Busca o novo sem negar o passado, que mostra um presente, que para muitos representam o futuro.

Catarina Mina
Catarina Mina se destaca por valorizar o artesanato e a cultura nordestina, especialmente o crochê e outras técnicas artesanais como palha, renda e bordado. A marca é conhecida por seu compromisso com a sustentabilidade e o impacto social, trabalhando em colaboração com comunidades de artesãos, principalmente mulheres, em diversas regiões do Nordeste.

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