Lance foi capital para a vitória boliviana em El Alto, na última rodada das Eliminatórias Eliminatórias, Bolívia (Seleção), CNN Esportes, Eliminatórias da Copa do Mundo, Futebol brasileiro, Seleção Brasileira CNN Brasil
A Conmebol divulgou o áudio da análise do árbitro de vídeo em lance de penalidade para a Bolívia, contra o Brasil. A partida valia pela última rodada das Eliminatórias e foi disputada na última terça-feira (9), em El Alto.
No lance, Bruno Guimarães disputa a bola com o lateral-esquerdo Roberto, que cai dentro da área. No campo, o árbitro chileno Cristian Garay não marcou a penalidade, mas foi orientado a analisá-lo no monitor por Rodrigo Carvajal. Depois disso, mudou a decisão.
Nos áudios divulgados pela entidade máxima da América do Sul, fica claro que a arbitragem vê o toque do volante brasileiro como suficiente para derrubar o boliviano, resultado em pênalti.
Veja a análise do VAR em Bolívia x Brasil
Reclamações brasileiras
Após o apito final, que deu a vitória à Bolívia pelo placar mínimo, a delegação da Seleção Brasileira reclamou bastante. Samir Xaud, presidente da CBF, chamou a decisão de “várzea”, enquanto Bruno Guimarães discordou da marcação.
“Não achei pênalti, o juiz falou que se ele [Fernández] fizesse de novo, daria amarelo. O VAR não tem que chamar, o juiz estava em cima do lance. Minha percepção e do juiz na hora, ele falou que se o cara ficasse se jogando, ele daria o cartão amarelo. Dessa vez o VAR atrapalhou, porque a decisão do juiz era de que não tinha sido pênalti”, disse o jogador.
“Uma tristeza o que ocorreu hoje aqui. Viemos para jogar futebol e o que vimos desde a nossa chegada foi um antijogo. Mesmo com essa altitude de 4 mil metros, jogamos contra a arbitragem, contra a polícia e contra os gandulas, tirando as bolas de campo, colocando bolas dentro de campo. Uma verdadeira várzea”, complementou o presidente.
O Brasil já estava classificado para a Copa do Mundo, ou seja, a derrota por 1 a 0 na altitude não mudou muito. Para a Bolívia, contudo, o triunfo foi essencial e garantiu o combinado na repescagem. O sonho de uma vaga no Mundial seguiu vivo por conta do pênalti polêmico.
F1 lista os 20 melhores pilotos da história com apenas um brasileiro