Nesta segunda-feira (27), AI Assistant, da DeepSeek, ultrapassou o rival ChatGPT e se tornou o aplicativo gratuito mais bem avaliado disponível na App Store, da Apple, nos Estados Unidos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsas em NY abrem em queda com perdas provocadas por IA da China no site CNN Brasil. Mercado, Ações, alta tecnologia, China, CNN Brasil Money, Inteligência Artificial, Wall Street CNN Brasil
O S&P 500 e o Nasdaq atingiram mínimas de uma semana nesta segunda-feira (27), uma vez que o aumento da popularidade de um modelo chinês de inteligência artificial de baixo custo derrubava as ações da Nvidia e de outras empresas que se beneficiam de investimentos em IA.
A startup chinesa DeepSeek lançou um assistente gratuito que, segundo ela, usa chips mais baratos e menos dados, aparentemente desafiando uma aposta generalizada de que a IA impulsionará a demanda ao longo de uma ampla cadeia de suprimentos, desde fabricantes de chips até data centers.
Nesta segunda-feira (27), o AI Assistant, da DeepSeek, ultrapassou o rival ChatGPT e se tornou o aplicativo gratuito mais bem avaliado disponível na App Store, da Apple, nos Estados Unidos.
É provável que os investidores questionem se os desenvolvimentos da DeepSeek têm o potencial de realmente desestabilizar o setor, disse Adam Sarhan, presidente-executivo da 50 Park Investments.
“Se for algo que possa, então teremos uma situação em que todas essas ações de IA e o mercado como um todo serão reavaliados.”
A Nvidia, cujos chips são a principal escolha para fomentar aplicativos de IA, caía 11,7%, enquanto um indicador de ações de semicondutores recuava 6,5%.
Oito dos 11 setores do S&P 500 perdiam, com as ações de tecnologia liderando as quedas com uma baixa de 4,5%.
A Microsoft, a Meta e a Alphabet, controladora do Google, caíam entre 2,2% e 3,5%.
O Dow Jones caía 0,27%, a 44.306,06 pontos. O S&P 500 tinha queda de 1,70%, a 5.997,74 pontos, enquanto o Nasdaq Composite recuava 2,81%, a 19.393,48 pontos.
As grandes empresas de tecnologia continuarão em foco, já que Microsoft, Meta, Apple e Tesla – quatro das “sete magníficas” que impulsionaram a maior parte dos ganhos do ano passado – divulgarão seus resultados trimestrais nesta semana.
Microsoft investirá US$ 3 bi na Índia em expansão de IA e nuvem
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsas em NY abrem em queda com perdas provocadas por IA da China no site CNN Brasil.