Líder norte-americano publicou carta nesta quinta pedindo o fim imediato do processo sobre o plano de golpe contra o ex-presidente Política, Donald Trump, Jair Bolsonaro, politica CNN Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um vídeo em agradecimento à carta divulgada pelo presidente norte-americano Donald Trump nesta quinta-feira (17).
De acordo com Bolsonaro, o processo que apura uma tentativa de golpe de Estado em 2022, no qual ele é réu, é algo “inacreditável” e feito para retirá-lo da política.
“Querem, na verdade, me alijar do processo político. Alijar a maior liderança da direita na América do Sul. Entendo que eleições sem oposição, isso sim é golpe”, diz o ex-presidente em vídeo.
Bolsonaro agradeceu a “preocupação” de Trump com a liberdade de expressão no Brasil e seu posicionamento sobre o processo judicial. “Conte com a minha eterna gratidão’”, diz em vídeo.
O presidente norte-americano divulgou nesta quinta uma carta endereçada a Bolsonaro, dizendo que o aliado é alvo de “ataques” de um “sistema injusto” e que o julgamento precisa parar imediatamente.
Trump segue a carta afirmando que está “muito preocupado” com os ataques à liberdade de expressão “tanto no Brasil como nos Estados Unidos” que estariam vindo “do atual governo”.
O líder dos EUA tem sido crítico de ordens do STF (Supremo Tribunal Federal) — partindo, especialmente, do ministro Alexandre de Moraes — contra plataformas e redes sociais do país, para derrubada de conteúdos e bloqueio de perfis, em inquéritos e processos que se debruçam sobre Bolsonaro e aliados.
Mais cedo, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também agradeceu Trump pela carta e disse que o Brasil está se “jogando em uma aventura semelhante à da narcoditadura de Nicolás Maduro na Venezuela”.
Eduardo Bolsonaro é alvo de inquérito no Supremo que apura sua atuação conspiratória contra o Estado brasileiro nos Estados Unidos.
Pronunciamento de Lula
Também nesta quinta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento em rede nacional para falar sobre as tarifas aplicadas por Trump ao Brasil.
Ele falou em “indignação” ao saber do apoio de “políticos” ao tarifaço e disse que essas pessoas são “traidores da pátria” e apostam no “quanto pior, melhor”.
O presidente afirmou ainda que as tarifas são uma “chantagem inaceitável” e ressaltou que o Poder Judiciário no Brasil é independente.
“No Brasil, respeitamos o devido processo legal, os princípios da presunção da inocência, do contraditório e da ampla defesa. Tentar interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional”, defendeu o presidente.