By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Bolsonaro consultou ex-AGU após resultado das eleições: ‘Vislumbra algo?’
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Bolsonaro consultou ex-AGU após resultado das eleições: ‘Vislumbra algo?’
outros

Bolsonaro consultou ex-AGU após resultado das eleições: ‘Vislumbra algo?’

Última atualização: 29 de maio de 2025 10:05
Published 29 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O ex-advogado-geral da União Bruno Bianco informou na manhã desta quinta-feira (29/5) no Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente Jair Bolsonaro o procurou após o 2º turno das eleições para uma consulta jurídica sobre o pleito de 2022. Bolsonaro queria saber se havia algum mecanismo jurídico que pudesse modificar o resultado das eleições que ele tinha perdido.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasOutros membros do governo Bolsonaro

De acordo com Bianco, Bolsonaro questionou se o pleito ocorreu de maneira “correta e legal” e, na sequência, teria perguntado: “vislumbra algo?”. O então AGU respondeu ao ex-presidente que não via nenhum problema nas eleições, que elas tinham ocorrido de forma transparente e com a supervisão de uma comissão eleitoral. Bianco reforçou que a consulta ocorreu de forma bem rápida e a conversa ocorreu com os dois em pé: “Foi uma interação bastante breve”.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Após as explicações, Bianco disse que: “o presidente da República, na minha frente, se deu por satisfeito”. A reunião ocorreu no Palácio da Alvorada e os comandantes das Forças Armadas estavam presentes, assim como o ministro da Defesa, Paulo Nogueira.

Sobre a reunião ministerial do dia 5 de julho de 2022, Bianco disse que foi convocado por Bolsonaro e explicou sobre as condutas vedadas aos agentes públicos durante o período eleitoral e que, na ocasião, não entendeu que o encontro tinha algum intuito de ruptura institucional. Bianco disse que o ex-ministro Anderson Torres participou e falou na reunião.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal, nesta reunião, Bolsonaro disse aos ministros presentes que propagassem o discurso de vulnerabilidade do sistema eletrônico de votação.

O ex-AGU também disse que participou de uma reunião institucional com Anderson Torres e ele questionou a portaria de transição após o 2º turno das eleições. No entanto, ele não deu mais detalhes sobre como foi o questionamento. Contudo, asseverou que não conversaram sobre estado de defesa, estado de sítio ou Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Sobre Mauro Cid, Bianco confirmou que o ex-ajudante de ordens participava das reuniões e que, “às vezes, tinha postura mais ativa” e nas poucas trocas que tiveram, Cid perguntava sobre questões técnicas e jurídicas: “‘isso pode, isso não pode’”.

Outros membros do governo Bolsonaro

Além do ex-AGU, também foram ouvidos outros integrantes do governo de Jair Bolsonaro, como o ex-ministro de Minas e Energia Adolfo Sachsida e o ex-Controlador-geral da União Wagner Rosário. O ex-ministro da Economia Paulo Guedes também foi convocado pela defesa de Anderson Torres, mas foi dispensado.

Sachsida afirmou que participou da reunião de 5 de julho de 2022 e se recorda que Bolsonaro cobrou “empenho” dos ministros para defenderem o governo e que tinha uma “questão” sobre urna eletrônica. “Não me parece novidade, porque desde 2007 as pessoas questionam urnas eletrônicas”, afirmou. “A reunião, honestamente, não chamou minha atenção”, emendou. Questionado se na reunião foram tratados assuntos de golpe de estado, o ex-ministro de Minas e Energia respondeu “de jeito nenhum”.

Já em seu depoimento, Wagner Rosário também falou da reunião ministerial e afirmou que houve discussão sobre o processo eleitoral. “Ali foram discutidos problemas no sistema e como as instituições poderiam atuar.” Sobre Anderson Torres, Rosário disse que ele participou da reunião de julho de 2022 e demonstrou o trabalho que peritos da PF vinham fazendo.

Segundo a denúncia da PGR, Torres, na condição de ministro da Justiça e Segurança Pública, “contribuiu para a propagação de notícias inidôneas sobre o sistema eletrônico de votação, ao discorrer sobre possíveis recomendações sugeridas por peritos da Polícia Federal quanto ao processo de contabilização de votos”.

O ministro Alexandre de Moraes convocou o ex-comandante militar do Planalto Gustavo Dutra para depor na segunda-feira (2/6). O magistrado questionou a importância do depoimento de Dutra e o advogado Raphael Vianna de Menezes disse que a declaração do general é importante para esclarecer que na reunião do dia 6 de janeiro de 2023 ainda não havia o diagnóstico da destruição do dia 8 de janeiro, na proporção que ocorreu. Que, ainda, o foco era a desmobilização dos acampamentos em frente aos quartéis-generais.

You Might Also Like

Pacers confirma que Haliburton perderá próxima temporada por lesão 

Mundial de Clubes: veja ranking dos clubes mais valiosos das semifinais 

Corintiano de carteirinha, Lula surpreende ao revelar torcida para time no Mundial de Clubes; assista

Claudia Raia mostra cliques dos três filhos curtindo momento família; veja 

José Boto vive primeiro momento instável no Flamengo; entenda situação 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Gol tem lucro de R$ 1,38 bi no 1º trimestre 

15 de maio de 2025
EUA dizem que segunda fase das negociações em Gaza continuará nesta semana 
Homem é morto a facadas no bairro do Rio Vermelho em Salvador
PCDF identifica condutor que fugiu após colisão que matou motociclista
No hospital, Preta Gil compartilha vídeo em Dia Mundial do Câncer; veja 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?