By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Bolsonaro internado: o que se sabe sobre o estado de saúde do ex-presidente 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Bolsonaro internado: o que se sabe sobre o estado de saúde do ex-presidente 
outros

Bolsonaro internado: o que se sabe sobre o estado de saúde do ex-presidente 

Última atualização: 15 de abril de 2025 13:28
Published 15 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Médico-chefe da equipe cirúrgica, Cláudio Birolini, diz que ex-presidente “não tem expectativa de evolução rápida” e a previsão é de que ele siga internado por, ao menos, duas semanas
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsonaro internado: o que se sabe sobre o estado de saúde do ex-presidente no site CNN Brasil.  Política, -agencia-cnn-, Jair Bolsonaro CNN Brasil

Contents
Mal-estar em Santa CruzLeia MaisOposição protocola texto alternativo à PEC da SegurançaLíder do PT diz que PL da Anistia é “uma aberração contra a democracia”Quais as diferenças entre a anistia de 1979 e a de 2025?Transferência para BrasíliaCirurgia mais longa desde 2018Procedimento “extremamente” complexo e delicadoPós-operatório“Concentrado” em recuperaçãoCaminhada

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) precisou ser submetido, no último domingo (13), a uma cirurgia que durou 12 horas. O procedimento, que recebe o nome de laparotomia, consiste na completa abertura do abdômen, de forma que o médico pode ter acesso aos órgãos internos para identificar, diagnosticar e tratar condições que não tenham sido anteriormente localizadas por meio de exames.

De acordo com o médico cardiologista Leandro Echenique, que integra a equipe responsável pela saúde de Bolsonaro, essa foi a cirurgia mais complexa das operações já realizadas pelo ex-presidente, desde que levou uma facada, em 2018, quando fazia campanha eleitoral.

Mal-estar em Santa Cruz

O ex-presidente cumpria agenda na cidade de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte, na última sexta-feira (11), quando precisou ser atendido com urgência em decorrência de dores abdominais.

De acordo com o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, que acompanhava Bolsonaro no estado, o ex-mandatário passou a noite com dores e sem dormir.

“Essa noite ele não dormiu com dores. Chegamos aqui [Rio Grande do Norte] 1h30 da manhã, ele passou a noite toda sem dormir. Às cinco horas da manhã ele me chamou no quarto”, disse em rede social na sexta-feira.

Leia Mais

  • Oposição protocola texto alternativo à PEC da Segurança

    Oposição protocola texto alternativo à PEC da Segurança

  • Líder do PT diz que PL da Anistia é "uma aberração contra a democracia"

    Líder do PT diz que PL da Anistia é “uma aberração contra a democracia”

  • Quais as diferenças entre a anistia de 1979 e a de 2025?

    Quais as diferenças entre a anistia de 1979 e a de 2025?

Transferência para Brasília

Um dia depois, no final da tarde de sábado (12), Bolsonaro deixou o hospital onde estava internado, rumo à Brasília, onde, posteriormente, realizou a cirurgia.

De acordo com boletim médico divulgado nesta data, a decisão pela transferência se deu a pedido do próprio ex-presidente, em conjunto com sua família.

Mais cedo, ele próprio fez uma publicação no X (antigo Twitter), alegando que as dores sentidas são ainda consequência da facada que levou. No post, ele disse que o médico que o acompanhou no Rio Grande do Norte teria dito que “este foi o quadro mais grave” desde o ocorrido na eleição.

Cirurgia mais longa desde 2018

O procedimento realizado no domingo foi o mais longo feito pelo ex-presidente nos últimos anos. Desde que levou a facada, já tinha sido submetido a seis cirurgias diferentes, tendo sido duas em 2018, duas em 2019 e uma em 2023. Com o procedimento de domingo, Bolsonaro soma sete cirurgias relacionadas à facada.

Depois de encerrada a cirurgia, o Hospital DF Star, onde Bolsonaro ainda está internado, divulgou boletim afirmando que o ex-mandatário estava “estável” e “sem dor”.

“A obstrução intestinal era resultante de uma dobra do intestino delgado que dificultava o trânsito intestinal e que foi desfeita durante o procedimento de liberação das aderências”, afirma o documento.

Procedimento “extremamente” complexo e delicado

Os médicos responsáveis pelo procedimento realizaram, na última segunda-feira (14), uma coletiva de imprensa para passar mais detalhes sobre a saúde do ex-presidente.

De acordo com Leandro Echenique, a cirurgia foi “extremamente complexa e delicada”, mas com resultado “excelente”.

“Não houve nenhuma complicação, realmente foi o que era esperado. Um procedimento muito complexo. Agora nos cuidados pós-operatórios, quando há um procedimento muito prolongado como esse, o organismo do paciente acaba tendo uma resposta inflamatória muito importante, fica muito inflamado”, disse Echenique.

O médico-chefe da equipe cirúrgica, Cláudio Birolini, afirmou que a parede abdominal de Bolsonaro estava “bastante danificada”.

“Era um abdome hostil, múltiplas cirurgias prévias. Aderências causando um quadro de obstrução intestinal e uma parede abdominal bastante danificada em função da facada, das cirurgias prévias. Isso já antecipava que seria um procedimento bastante complexo e trabalhoso”, disse Birolini.

Ele citou a facada como “ponto de início” para tudo o que aconteceu no último final de semana.

“O ponto de início é a facada, as cirurgias iniciais e posteriormente as outras cirurgias, todas elas têm um fator que tem um papel no quadro atual. O objetivo dessa cirurgia foi reverter todos esses fatores que poderiam contribuir para uma nova ocorrência para um quadro assim. O ponto inicial, que fique claro para todos, foi a facada”, afirmou o médico.

Pós-operatório

Ainda não há previsão para que o ex-presidente deixe a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou receba alta.

De acordo com Birolini, Bolsonaro “não tem expectativa de evolução rápida” e a previsão é de que ele siga internado por, ao menos, duas semanas.

“Não há grandes expectativas de uma evolução rápida. A gente precisa deixar o intestino dele descansar, desinflamar, retomar sua atividade, para só depois pensar em alimentação por via oral”, disse o especialista.

Ainda de acordo com o médico, é esperado que novas aderências possam se formar no intestino de Bolsonaro, o que pode aumentar o tempo de recuperação total.

“Ele vai ficar na UTI. Não vamos tirá-lo da UTI enquanto ele não estiver bastante recuperado dessa agressão”, declarou Birolini.

“Concentrado” em recuperação

Na manhã desta terça-feira (15), Bolsonaro se manifestou, por rede social, sobre o procedimento que precisou passar. Ele disse que viveu mais um “milagre” e afirmou estar “concentrado” em sua recuperação.

“Permaneço concentrado no processo de recuperação, que pelo que entendo foi o procedimento mais invasivo que aconteceu, buscando forças para levantar da cama mais uma vez, após enfrentar a sexta cirurgia decorrente da facada sofrida por um antigo integrante do PSOL, aliado histórico do PT”, escreveu o ex-presidente nas redes sociais.

De acordo com boletim médico divulgado pela manhã, o ex-mandatário “permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Mantém estabilidade clínica, sem dor, sangramentos ou outras intercorrências”.

Dizem ainda que há a previsão de “fisioterapias motora (com deambulação) e respiratória”.

Caminhada

Ainda nesta terça-feira, o ex-presidente publicou um vídeo em que aparece caminhando pelos corredores do Hospital DF Star.

Nas imagens, ele aparece sendo auxiliado por enfermeiras e acompanhado de perto por médicos que compõem o staff do local. O ex-chefe de Estado utiliza um andador para ajudar no deslocamento.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsonaro internado: o que se sabe sobre o estado de saúde do ex-presidente no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Agenda do clima projeta Brasil para economia mundial, diz Corrêa do Lago 

Revista seleciona as melhores invenções de robótica de 2025; veja modelos 

Davi Brito rebate jornalista após apresentador revelar decepção com ex-BBB: “Problema seu”

CEO da GWEC vê avanço global de renováveis com otimismo “pela 1ª vez” 

STJ: ministros divergem sobre cláusula de fidelidade em contratos coletivos

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Haddad e Padilha vão ao Congresso apresentar prioridades do governo 

4 de fevereiro de 2025
Real Sociedad x Getafe: horário e onde assistir ao jogo da LaLiga 
Vasco: Pedrinho rebate acusações de Edmundo e revela tristeza com relação fria 
Após condenação, Ancelotti pode ser preso durante viagens com a Seleção Brasileira? Entenda
Lázaro Ramos compartilha fotos das férias com Taís Araújo e outros famosos 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?