Durante os atos de 8 de janeiro, Jair Bolsonaro estava nos Estados Unidos Política, Jair Bolsonaro, Plano de golpe, STF (Supremo Tribunal Federal) CNN Brasil
O réu Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República, questionou a inação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para impedir os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
“Se era tão atentatório assim, por que no dia 2 de janeiro o atual presidente não desmobilizou? Esperou mais seis dias pra desmobilizar. Se o risco é tão iminente de algo acontecer, por que não desmobilizou? Por que deixou o pessoal lá?”, disse Bolsonaro referindo-se aos acampamentos de manifestantes que eram contra o resultado da eleição presidencial de 2022.
“Infelizmente, eu não sei porque a Polícia Federal não apurou quem convocou essas pessoas, em especial de outros estados, pra vir aqui no dia 8 de janeiro. No meu entender, não tinha dificuldade quem convocou”, prosseguiu o ex-presidente.
Bolsonaro é acusado, pela Procuradoria-Geral da República (PGR), de ser o líder de uma organização criminosa para mantê-lo no poder após as eleições de 2022.
A denúncia diz ainda que ele teria formulado e editado minuta que previa estado de exceção no país, além de ter ciência do plano “Punhal Verde Amarelo”, pensado para matar Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes.
Em atualização.