João Paulo Floriani, de 44 anos, estava internado desde abril na capital catarinense Santa Catarina, -agencia-cnn-, Aranha, Bombeiro CNN Brasil
Um bombeiro comunitário de Itapema, cidade localizada no litoral Norte de Santa Catarina, morreu após ser picado por uma aranha-marrom, considerada peçonhenta e uma das aranhas que mais provocam acidentes graves no Brasil. A morte foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, na última sexta-feira (13).
Segundo a corporação, João Paulo Floriani, de 44 anos, estava internado desde abril, no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis (SC). Os bombeiros afirmaram que João foi picado em casa quando colocava uma luva, onde a aranha estava escondida.
Floriani realizou o Curso de Bombeiro Comunitário no ano de 2016 e, desde então, trabalhava no município de Itapema (SC).
“Você estará sempre presente nas lembranças de cada irmão de farda que teve a honra de servir ao seu lado, sua memória estará registrada na história deste Quartel. Em nome de toda a corporação do Quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Itapema registramos nossos sentimentos de tristeza e solidariedade à família e amigos”, destacou a corporação, em nota.
Acidentes com aranhas
Segundo o Ministério da Saúde, “acidentes por animais peçonhentos representam um importante desafio para a saúde pública no Brasil”. Embora apenas três grupos de aranhas causem acidentes graves no Brasil, todas fazem parte do convívio humano, seja dentro de casa, em quintais ou parques.
No que diz respeito à aranha-marrom (Loxosceles), os sinais e sintomas da picada incluem dor de pequena intensidade. O local acometido pode evoluir com palidez mesclada com áreas equimóticas (placa marmórea), instalada sobre uma região endurada. Também podem ser observadas vesículas ou bolhas sobre a área endurada, com conteúdo sero‐sanguinolento ou hemorrágico.
Em caso de acidente, as orientações são:
- procurar atendimento médico imediatamente;
- fotografar ou informar ao profissional de saúde o máximo possível de características do animal, como tipo de animal, cor, tamanho;
- se possível e, caso tal ação não atrase a ida do paciente ao atendimento médico, lavar o local da picada com água e sabão;
- realizar compressas mornas, que podem ajudar a aliviar a dor;
Prevenção
As medidas para prevenir acidentes com aranhas incluem:
- manter jardins e quintais limpos;
- evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção nas proximidades das casas;
- evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas;
- limpar periodicamente terrenos baldios vizinhos – pelo menos numa faixa de um a dois metros junto das casas;
- sacudir roupas e sapatos antes de usá-los;
- vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes, consertar rodapés despregados, colocar soleiras nas portas e telas nas janelas.
- usar telas em ralos do chão, pias ou tanques;
- afastar camas e berços das paredes e evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão;
- inspecionar sapatos e tênis antes de calçá-los.
Texto com informações da Agência Brasil
*Sob supervisão