Ministério da Defesa define situação no país como grave Internacional, Albânia, Calor extremo, Incêndios florestais CNN Brasil
Ventos fortes e altas temperaturas aumentaram incêndios florestais no sul da Albânia, que se espalharam rapidamente no município de Delvina no domingo (27), de acordo com o Ministério da Defesa do país.
O ministério descreveu a situação como “grave” em um comunicado, observando que membros das Forças Armadas, bombeiros da Base de Apoio de Emergência Civil e um helicóptero Black Hawk foram mobilizados para combater as chamas.
Incêndios florestais devastaram os distritos do sul da Albânia nos últimos dias. No sábado (26), a mídia local noticiou mais de 20 incêndios nas áreas de Bulqiza e Klos i Matit, consumindo centenas de hectares de florestas de pinheiros e pastagens. Ventos fortes e temperaturas escaldantes foram citados como fatores contribuintes.
Na sexta-feira (25), um incêndio florestal perto de Delvina feriu três pessoas e provocou a retirada de aproximadamente 2.000 moradores, destacando a gravidade da crise crescente.