Após quatro dias, chamas foram contidas ao fim da tarde de quarta-feira (8); área de proteção ambiental sob incêndio desde o último domingo (5) Minas Gerais, -agencia-cnn-, Belo Horizonte, bombeiros, Incêndio CNN Brasil
O incêndio de grandes proporções que atingiu a área de proteção ambiental da Serra de São José, próximo a cidade histórica de Tiradentes, no Vale das Vertentes (MG), foi controlado no fim da tarde desta quarta-feira (8).
A informação foi divulgada pelo CBMMG (Corpo de Bombeiros de Minas Gerais), após quatro dias de combate. O fogo teve início no fim da tarde de domingo (5) e se intensificou na manhã de segunda-feira (6).
Dezenas de bombeiros militares, brigadistas do IEF (Instituto Estadual de Florestas) e voluntários atuaram no combate às chamas por meio terrestre enquanto aeronaves jogavam água nos locais onde as equipes não conseguiam chegar.
Segundo o CBMMG, nesta quinta-feira (9), mesmo após o controle das chamas, as equipes permanecem em operação de monitoramento das áreas atingidas pelo fogo para evitar reignição. “Devido à necessidade de garantir a chance nula de reignição, o Comando Unificado decidiu dar continuidade à operação de monitoramento por mais um dia”, afirmou a corporação.
Os danos ambientais causados e a área total queimada, ainda será divulgada. A suspeita é que o incêndio tenha sido criminoso, no entanto as causas ainda estão sendo apuradas, a Polícia Civil de Minas Gerais está investigando.