By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Brasil, China e Índia devem pressionar Putin a terminar guerra, diz Macron 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Brasil, China e Índia devem pressionar Putin a terminar guerra, diz Macron 
outros

Brasil, China e Índia devem pressionar Putin a terminar guerra, diz Macron 

Última atualização: 5 de junho de 2025 10:03
Published 5 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Presidente francês afirma que a Putin violou a Carta das Nações Unidas e pede aumento da pressão internacional sobre Moscou  Internacional, -transcricao-de-videos-, França, geopolítica, Rússia, Rússia x Ucrânia, Ucrânia CNN Brasil

Contents
Leia maisLula diz que não sairá da chefia do Mercosul sem fechar acordo com UELula é recebido por Macron em Paris e inicia compromissos oficiaisSaiba os detalhes da ligação entre Trump e PutinRecusa russa ao cessar-fogoCompromissos Brasil e FrançaTemas em pautaCOP30 e Meio AmbienteHomenagens

Em declaração conjunta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na França, Emmanuel Macron falou sobre a guerra da Ucrânia nesta quinta-feira (5), enfatizando a necessidade de uma abordagem clara e direta sobre o conflito.

Macron afirmou: “Há um agressor, a Rússia, e um agredido, a Ucrânia. Todos queremos a paz, mas os dois não podem ser tratados em pé de igualdade”.

O líder francês continuou seu pronunciamento com um apelo à comunidade internacional: “Americanos, brasileiros, chineses, indianos, devemos todos fazer pressão sobre a Rússia para que ela ponha um termo a esta guerra, para que este conflito possa ser negociado e que a guerra não possa voltar”.

Leia mais

  • Lula diz que não sairá da chefia do Mercosul sem fechar acordo com UE

    Lula diz que não sairá da chefia do Mercosul sem fechar acordo com UE

  • Lula é recebido por Macron em Paris e inicia compromissos oficiais

    Lula é recebido por Macron em Paris e inicia compromissos oficiais

  • Saiba os detalhes da ligação entre Trump e Putin

    Saiba os detalhes da ligação entre Trump e Putin

Recusa russa ao cessar-fogo

O presidente francês lembrou que a proposta de cessar-fogo dos Estados Unidos foi aceita por Volodymyr Zelensky em março, em Jeddah, mas continua sendo recusada por Vladimir Putin. “Ele iniciou a guerra e ele não quer um cessar-fogo”, afirmou Macron.

O mandatário também enfatizou a importância do Brasil nas negociações de paz, mencionando a iniciativa conjunta com a China. Ele reiterou a importância de defender o multilateralismo e a Carta das Nações Unidas, respeitando a integridade territorial dos estados.

“Um país violou a Carta das Nações Unidas. Ele é membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas e ele recusa a paz”, declarou Macron, referindo-se à Rússia.

Macron destacou seus esforços diplomáticos recentes, incluindo uma longa discussão com o presidente da China, Xi Jinping, visando reiniciar as negociações diplomáticas para convencer Putin a buscar uma resolução pacífica para o conflito.

Compromissos Brasil e França

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Paris nesta quinta-feira (5) para uma visita de Estado, a primeira de um presidente brasileiro à França em mais de 12 anos.

Lula foi recebido pelo presidente francês Emmanuel Macron em uma cerimônia oficial de boas-vindas na Esplanada dos Inválidos.

Acompanhado da primeira-dama Janja da Silva, Lula iniciou sua agenda com uma reunião de trabalho no Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa. Participam do encontro diversos ministros brasileiros, incluindo Ricardo Lewandowski, da Justiça, e Marina Silva, do Meio Ambiente.

Temas em pauta

A visita de Lula à França tem como foco principal discussões sobre assuntos geopolíticos e ambientais. Entre os temas a serem abordados estão a guerra na Faixa de Gaza, o conflito na Ucrânia e a defesa do multilateralismo no comércio internacional.

Um ponto de convergência entre os dois líderes é a preocupação com as medidas protecionistas adotadas pelos Estados Unidos, como o aumento de tarifas sobre aço e alumínio. Lula e Macron devem discutir estratégias para combater essas medidas unilaterais que afetam tanto o Brasil quanto a União Europeia.

COP30 e Meio Ambiente

A agenda ambiental também ganha destaque nas conversações. O presidente francês confirmou sua ida à COP30, que será realizada em Belém, no Pará. Os dois líderes defenderam medidas mais rigorosas para o combate às mudanças climáticas e maior financiamento para ações de proteção ambiental.

No entanto, há pontos de divergência entre Brasil e França, especialmente no que diz respeito ao acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. Macron tem se posicionado contra o acordo, pressionado pelos agricultores franceses que temem a concorrência do agronegócio brasileiro.

Homenagens

Além dos compromissos políticos, a visita de Lula inclui momentos de homenagem e intercâmbio cultural. O presidente brasileiro será recebido na Academia Francesa, instituição responsável por regulamentar a língua francesa no mundo.

Esta honraria é raramente concedida a chefes de Estado, sendo Lula o primeiro brasileiro a recebê-la desde o imperador Dom Pedro II, há quase 200 anos.

A visita de Estado será encerrada com um jantar de honra oferecido pelo presidente Macron no Palácio do Eliseu, marcando a importância das relações bilaterais entre Brasil e França.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

 

You Might Also Like

Maya Massafera revela que pretende engordar com acompanhamento médico: “Tá puro osso”

Quadrilha do Sul enganava idosos com falsos prêmios de loteria

Projeto que propõe tarifa zero no DF avança na Câmara Legislativa

O Grande Debate: Condenação força Bolsonaro a definir sucessor político? 

Casimiro revela proibição da Globo em suas transmissões; saiba detalhes

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Moraes prorroga investigação contra Allan dos Santos após pedido da PF 

17 de junho de 2025
Pegou ar! Pablo perde a paciência e com fã em show após pedido: “P*rra! Não dá”
Torcedores dizem que camisa do Palmeiras dada ao papa é “falsificada” 
Mulher é morta a tiros em passarela da Avenida Bonocô, em Salvador
Juros futuros sobem mais de 40 pontos com desconfiança no fiscal e liquidez 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?