Governo do Peru disse que concedeu passagem segura e garantias correspondentes para transferência
Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil concede asilo à ex-primeira-dama do Peru, diz ministério peruano no site CNN Brasil. Internacional, Brasil, Lava Jato, Odebrecht, Peru CNN Brasil
O Ministério das Relações Exteriores do Peru afirmou nesta terça-feira (15) que o Brasil decidiu conceder asilo diplomático à esposa do ex-presidente do Peru Ollanta Humala.
A chancelaria peruana informou que Nadine Heredia entrou na embaixada brasileira em Lima para pedir asilo, horas depois que ela e Humala foram condenados à prisão por lavagem de dinheiro.
O ministério acrescentou que o governo peruano fornecerá passagem segura e garantias para a transferência de Heredia e seu filho. Humala já cumpre pena de prisão.
A CNN aguarda um pedido de confirmação do Itamaraty.
Comunicado Oficial N° 017-25
https://t.co/b8FWRRK3GY pic.twitter.com/O9aMbwUgYe
— Cancillería Perú
(@CancilleriaPeru) April 16, 2025
Mais cedo nesta terça, tribunais peruanos condenaram Heredia e Humala a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro ilícito de empresas brasileiras para sua campanha política.
A magistrada Nayko Coronado Salazar anunciou as sentenças, enfatizando a decisão quase unânime e emitindo mandados de prisão para fazer cumprir as penas.
O governo peruano afirmou estar “em constante comunicação sobre esta situação” com o governo brasileiro.
Heredia negou as acusações de ter recebido dinheiro do governo de Hugo Chávez, da Venezuela, ou de Lula, do Brasil, bem como de qualquer empresa brasileira.
O caso faz parte de um escândalo de corrupção mais amplo que envolve vários líderes no Peru.
Com informações da Reuters.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil concede asilo à ex-primeira-dama do Peru, diz ministério peruano no site CNN Brasil.