By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Brasil debate regulação climática rumo à COP30 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Brasil debate regulação climática rumo à COP30 
outros

Brasil debate regulação climática rumo à COP30 

Última atualização: 4 de julho de 2025 19:36
Published 4 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

CNN Talks reúne autoridades e setor privado para discutir resiliência climática e papel das agências reguladoras.  Nacional, CNN Talks, COP30, Hydro., Infraestrutura CNN Brasil

Contents
Diálogo com o futuroRumo à COP30

Na próxima terça-feira (8), Brasília será palco de um dos mais relevantes encontros nacionais sobre clima e infraestrutura. A CNN Brasil, em parceria com a Agência iNFRA, realiza o CNN Talks: COP30 – Resiliência Climática: Regulação e Financiamento, evento que faz parte da cobertura especial da emissora rumo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém (PA).

O debate será realizado na Casa Parlamento, no Lago Sul, a partir das 18h45, reunindo autoridades públicas, representantes de agências reguladoras, especialistas e lideranças empresariais para discutir os caminhos para um Brasil mais adaptado às mudanças climáticas.

A resiliência climática tem ganhado protagonismo global — e o Brasil, anfitrião da próxima COP, ocupa posição estratégica nesse cenário. Mais do que responder aos extremos do presente, adaptar-se às mudanças climáticas é uma decisão de futuro. Empresas como a Hydro, com forte presença na região Norte, têm realizado investimentos consistentes na efetivação de projetos de grande porte visando a diminuição das emissões de carbono.

Anderson Baranov, CEO da companhia, será um dos palestrantes do CNN Talks e apresentará as principais ações de descarbonização da Hydro, como a participação em investimentos na ordem de R$ 8,8 bilhões para tornar sua atuação na cadeia de valor do alumínio mais sustentável. Entre eles, estão projetos para utilização de açaí como biomassa, substituição de óleo combustível por gás natural e eletrificação da matriz. “Como empresa com presença na Amazônia, a Hydro quer estar ao lado de quem busca caminhos para a transição energética e a redução das emissões”, afirma Baranov.

O país tem a chance (e a responsabilidade) de liderar políticas públicas que antecipem riscos, minimizem impactos e estimulem um modelo de desenvolvimento mais justo, verde e preparado para os desafios ambientais.

Diálogo com o futuro

O evento ganha relevância no momento em que diversas agências reguladoras passam por renovações— como ANEEL, ANP, ANA, ANTT, Antaq e Anac —, abrindo uma janela de oportunidade para a modernização de marcos legais e a inclusão da variável climática nas decisões estratégicas de longo prazo.

Para debater esse cenário, o CNN Talks contará com três painéis temáticos e duas intervenções especiais. A abertura ficará a cargo de Márcio Gomes, âncora do CNN Prime Time, e Daniel Rittner, diretor editorial da CNN Brasil em Brasília, que conduzem a mediação do encontro.

Entre os nomes confirmados estão o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), e o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco. A mediação será conduzida pelo jornalista Márcio Gomes, âncora do CNN Prime Time, e por Daniel Rittner, diretor editorial da CNN Brasil em Brasília.

Também participam do debate representantes de órgãos reguladores e ministérios, como Gentil Nogueira de Sá Júnior (secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia), Guilherme Sampaio (diretor-geral da ANTT), Agnes da Costa (diretora da Aneel), Flávia Takafashi (diretora da Antaq) e Luciana Costa (diretora de Transição Energética e Mudanças Climáticas do BNDES).

Rumo à COP30

Com apoio da Hydro, o CNN Talks propõe um diálogo entre Estado e mercado sobre o papel das instituições reguladoras na construção de um país mais resiliente. Referência em alumínio e energias renováveis, a marca aposta em parcerias voltadas à sustentabilidade e à transição climática.

“O tema da resiliência climática se mostra ainda mais relevante com a chegada da COP30 em Belém. Participar dessas conversas para debater ideias e compartilhar soluções é essencial para avançarmos juntos”, ressalta Anderson Baranov, CEO da Norsk Hydro Brasil.

Segundo os organizadores, o encontro representa mais um passo na construção de uma agenda estratégica rumo à COP30 — um momento em que o Brasil poderá mostrar ao mundo sua capacidade de transformar vulnerabilidades em oportunidades.

Serviço:
CNN Talks: COP30 – Resiliência Climática: Regulação e Financiamento
Data: Terça-feira, 8 de julho
Horário: A partir das 20h, no Youtube da CNN Brasil

 

You Might Also Like

Guerra do tráfico obriga cerca de 30 famílias a abandonar suas casas: ‘Teve gente que saiu sem levar nada’

Sálvio Spínola responde por que profissionalização da arbitragem é urgente 

SEM SOM ALTO: PM apreende veículos e equipamentos de ‘paredão’ ao redor da Bahia

Sálvio Spínola relembra jornada enquanto árbitro: “Não desejo para ninguém” 

Igreja evangélica pega fogo na Cidade Estrutural

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

PF prende quarto suspeito de ataque hacker que afetou PIX 

23 de julho de 2025
Oposição quer convocar presidente da Previ para explicações no Congresso 
Dorival comemora estreia no Corinthians : “Grande resultado” 
Cursos de Medicina mal avaliados poderão ser fechados em 2026, diz MEC 
Médico responsável por lipo que matou empresária havia sido expulso de entidade médica; entenda
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?