By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Brasil deve acelerar investimentos na economia circular 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Brasil deve acelerar investimentos na economia circular 
outros

Brasil deve acelerar investimentos na economia circular 

Última atualização: 4 de fevereiro de 2025 12:00
Published 4 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Líder global em soluções ambientais, a Ambipar lança plataforma focada na gestão e reciclagem de resíduos pós-consumo, gerados pelo descarte de produtos pelos consumidores, e pós-industriais, originados durante os processos de fabricação.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil deve acelerar investimentos na economia circular no site CNN Brasil.  Nacional, Ambipar., economia circular, Reciclagem, Resíduos CNN Brasil

Contents
A economia circularAmbipar: líder global em soluções ambientais

https://www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2025/02/cnn_-_ambipar_-_economia_circular_v4-1080p.mp4

 

O Brasil vem avançando lentamente na adequação do manejo dos resíduos sólidos.

Segundo a pesquisa Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2023, lançada pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), cerca de 43% de todo o lixo gerado no país tiveram descarte irregular – o número corresponde a 33,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos indo parar em lixões, valas, terrenos baldios e córregos urbanos, ameaçando a saúde pública e o meio ambiente.

Entre os possíveis caminhos para lidar com esse problema está a economia circular, uma abordagem que busca manter produtos, materiais e recursos em uso, e pelo maior tempo possível.

A Ambipar, líder global em soluções ambientais, vem se destacando nesse cenário ao transformar resíduos em novos produtos e materiais, ajudando as companhias a serem mais sustentáveis e diminuírem o uso de matérias-primas, gerando impacto positivo na sociedade e no meio-ambiente.

“Na natureza, tudo é circular, tudo se aproveita. Na Ambipar buscamos fazer parte dessa mudança de paradigma, liderando um caminho para o mundo mais sustentável e mostrando que é possível transformar desafios em oportunidades”, diz Rafael Tello, vice-presidente de sustentabilidade da companhia.

 

A economia circular

Imagine um ciclo em que o fim é um novo começo. Esse é o princípio da economia circular – resíduos são reinventados e recursos têm o tempo de vida prolongado. Mais do que uma tendência, o modelo é uma necessidade para o planeta.

A abordagem, que apresenta uma nova forma de pensar, planejar, produzir e consumir, alia desenvolvimento econômico a novas tecnologias de produção e gestão para maximizar a eficiência dos processos e minimizar o uso de recursos naturais não renováveis, gerando menos desperdícios e impactos ambientais.

Para tanto, é necessário incorporar processos e práticas que permitam a reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e produtos. É uma iniciativa que envolve toda a cadeia produtiva, desde o ecodesign até as operações de reciclagem, tornando-a mais integrada e colaborativa, promovendo a utilização dos rejeitos de uma atividade como insumos para outra.

 

Ambipar: líder global em soluções ambientais

A partir do propósito de preservação e regeneração, da necessidade de reduzir emissões de GEE, e tendo como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)1, a Ambipar criou uma plataforma de Economia Circular focada nos resíduos pós-consumo e pós-industrial dos principais materiais recicláveis. Veja o que vem sendo feito, de acordo com os diferentes itens:

  • Vidros
    Garrafas: por meio de um processo de esterilização para reuso, a empresa reinsere no mercado as embalagens que já foram utilizadas (pós-consumo), de forma a permitir até 20 reutilizações e evitando, assim, o descarte em aterros.
    Cacos de vidro: resíduos de embalagens alimentícias (como as garrafas do item anterior, após as reutilizações), da construção civil, da indústria automobilística ou de qualquer outra origem, tanto do pós-consumo quanto do pós-industrial, são recolhidos, processados e reinseridos na indústria vidreira como matéria-prima reciclada.
  • Plásticos
    PEAD2: geralmente utilizado na fabricação de embalagens, o material é considerado um plástico mais sustentável em comparação a outros tipos, pois é facilmente reciclável e pode ser transformado em novos produtos após o fim de sua vida útil. A Ambipar possui uma indústria de transformação que oferece ao mercado resinas recicladas de alta performance e filmes de polietileno para as mais diversas aplicações.
    PET3: a indústria de transformação de plástico da Ambipar atua na recuperação de embalagens PET, transformando-as em pré-forma para utilização em novos itens, especialmente na área de recipientes de  produtos sanitários.
  • Papel, Papelão e Aparas
    Após o beneficiamento, esses materiais são reinseridos na indústria papeleira para serem transformados em novos produtos como caixas de papelão, papel higiênico, cadernos e vários outros itens.
  • Sucatas Metálicas
    Materiais ferrosos e de alumínio são reinseridos na indústria siderúrgica como matéria-prima na produção de aço, reduzindo a demanda pela extração de recursos naturais e aumentando a eficiência energética em toda a cadeia, o que contribui para a redução das emissões de GEE.
  • Materiais Eletrônicos
    A Ambipar processa materiais eletrônicos de pequeno e médio porte com novas tecnologias implantadas. Na fase de descaracterização, equipamentos como fogão, máquina de lavar, micro-ondas e smartphones são separados em tipos de matérias-primas como plástico, ferro, alumínio, cobre, latão, placas eletrônicas e inox, e, assim, são reinseridos no mercado para a fabricação de novos produtos.

Soluções para o mercado

A plataforma de Economia Circular da Ambipar também oferece:

  • Máquinas Coletoras de Embalagens Pós-Consumo: soluções para o recolhimento de embalagens pós-consumo, aquelas utilizadas em nosso dia a dia, as máquinas coletoras conseguem promover a logística reversa utilizando um inovador sistema de marketing por fidelização e recompensa (financeira ou de brindes), com o intuito de engajar e conscientizar a população sobre a reciclagem.
  • Desenvolvimento de Cooperativas de Reciclagem: soluções de desenvolvimento local e regional a partir da cadeia da reciclagem, com implantação da PNRS nos municípios e atuação junto às cooperativas, melhorando os processos de governança, rastreabilidade, gestão e compliance, organização da produção para ganho de eficiência e escala e posicionando os profissionais da reciclagem como empreendedores sociais de impacto. Os resultados desse trabalho elevam os índices de reciclagem em todo o Brasil.Seguindo o exemplo da Ambipar, a sociedade, o poder público e as empresas podem contribuir com a transformação, deixando de ser consumidor para se tornar transformador.
  • Manufatura Reversa: as indústrias de transformação visam recolher embalagens pós-indústria, reprocessando-as para reutilização e/ou reciclagem. Gerando soluções como filmes em polietileno; bobinas de filme termo encolhível e de papel Kraft; cantoneira em papel Kraft; fitas adesivas diversas; embalagens injetadas e de extrusão rígida em PP; e filmes com Resinas Recicladas (PCR).
  • Coprocessamento: uma solução definitiva dentro do conceito da economia circular, é a substituição de combustíveis fósseis e matérias-primas na fabricação de cimento, com a valorização energética e material do resíduo.

 

 

 

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil deve acelerar investimentos na economia circular no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Vídeo: briga brutal entre vizinhos deixa dois feridos e irmãos presos

Kylie Jenner começa a seguir Timothée Chalamet nas redes após mais de dois anos de namoro

Israel concordou com cessar-fogo de 60 dias em Gaza, diz Trump

Zverev desabafa após eliminação em Wimbledon: “Estou com problemas mentais” 

Geovani Silva, ídolo do Vasco, está internado em estado grave 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Pastor é morto a tiros a caminho da igreja na Bahia; ex-mototaxista também foi alvejado

14 de janeiro de 2025
Dr. Kalil: Veja quais são os principais sintomas de tumores cerebrais 
Funcionária demitida acusa empresa de tomar Jeep Compass ganho em sorteio 
Vítima foi esquartejada no DF após passar mão nas nádegas de assassino
Yuri Alberto revela preocupação com situação física após levar falta dura 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?