By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Brasil pode liderar descarbonização do transporte aquaviário com biocombustíveis, diz estudo
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Brasil pode liderar descarbonização do transporte aquaviário com biocombustíveis, diz estudo
outros

Brasil pode liderar descarbonização do transporte aquaviário com biocombustíveis, diz estudo

Última atualização: 1 de setembro de 2025 19:19
Published 1 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O Brasil tem potencial de liderar a descarbonização do transporte aquaviário com biocombustíveis, um diferencial competitivo do país. É o que diz uma nota técnica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em que foram analisados cenários para a transição energética do setor.

Contents
Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTAConheça o JOTA PRO Energia, monitoramento jurídico e político para empresas do setor

O transporte aquaviário é responsável por 90% do comércio mundial e 3% das emissões de gases de efeito-estufa. Embarcações movidas a combustíveis alternativos correspondem a apenas 2% da frota atual, mas já chegam a 27,1% de encomendas de novos navios.

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

De acordo com o estudo da EPE, o biodiesel pode cumprir um papel importante na descarbonização do transporte aquaviário, especialmente pela vantagem de ser um combustível drop-in, ou seja, compatível com motores existentes.

De acordo com o estudo, as emissões no transporte marinho no Brasil podem ser reduzidas em 81% até 2050 no cenário em que biocombustíveis são priorizados. As emissões podem diminuir ainda mais e ficarem negativas caso sejam adotadas práticas e tecnologias agrícolas sustentáveis.

O biodiesel é produzido por transesterificação a partir de óleos vegetais, gorduras animais ou óleos de cozinha usados. Embora o CO₂ seja emitido durante a combustão, isso é compensado pelo fato de a biomassa absorver CO₂ da atmosfera, indicando seu potencial de neutralidade em carbono.

“A ANP já autorizou a comercialização do B24 pela Petrobras, que já está em operação, demonstrando a viabilidade técnica e regulatória do uso de misturas com até 24% de biodiesel em embarcações. Além de poder suprir a demanda interna, essa expertise coloca o país em posição competitiva no mercado internacional, diante da crescente demanda global por soluções sustentáveis para o setor marítimo”, escrevem os autores da nota técnica, Angela Costa, Marcelo Cavalcanti, Patrícia Stelling e Vitor Silva.

A nota técnica também cita as oportunidades para descarbonização no curto e médio prazos com Gás Natural Liquefeito (GNL), combustível alternativo mais utilizado no transporte marítimo atualmente.

Em comparação com combustíveis convencionais, o GNL reduz as emissões de CO₂ de 20% a 30%, cifra que chega a 90% para óxido de enxofre. Também há ganhos significativos na redução da poluição por óxido de nitrogênio e material particulado.

“No entanto, é importante considerar a necessidade de controle para evitar vazamentos de metano na cadeia logística, já que esse gás possui um potencial de aquecimento global muito superior ao do CO₂. Assim, o uso do GNL como uma alternativa de transição requer rigoroso controle de emissões fugitivas para garantir benefícios climáticos reais”, escrevem os autores do estudo.

Outros combustíveis alternativos para o transporte marítimo citados pelo estudo são o gás liquefeito de petróleo (GLP), o metanol, o hidrogênio e a amônia.
“A gente não tem bala de prata. Não será só um combustível que resolverá o problema da descarbonização do transporte aquaviário. Os diversos combustíveis têm sua parcela de contribuição”, diz Patrícia Stelling em entrevista ao JOTA.

Vitor Silva ressalta que o Brasil tem feito o trabalho de chamar atenção para o debate. “É importante ressaltar o papel que a delegação brasileira tem feito junto à Organização Marítima Internacional em defesa do potencial dos biocombustíveis e também da precificação dessas emissões”, afirma.

Conheça o JOTA PRO Energia, monitoramento jurídico e político para empresas do setor

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), por meio da Resolução nº 10, de 26 de agosto de 2024, instituiu o Grupo de Trabalho para subsidiar a proposição de medidas e diretrizes para o mercado nacional de combustíveis aquaviários, combustíveis de aviação e GLP.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o GT tem previsão de conclusão dos trabalhos até o final de outubro de 2025, e o seu relatório final deverá ser submetido ao CNPE. Uma das propostas em desenvolvimento é a criação de uma política nacional voltada ao combustível sustentável de navegação.

You Might Also Like

Tarcísio escolhe Nico Gonçalves como novo secretário de Segurança Pública 

Escalação do Palmeiras: veja provável time para a final da Libertadores 

Palmeirense morre durante passeio em Lima antes de final da Libertadores 

Furto de carros: tio de Michelle Bolsonaro é preso em flagrante no DF

Torcedor do Palmeiras morre no Peru; a vítima estava no país para a final da Libertadores

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Polícia prende homem por abandonar cão em Belém 

4 de março de 2025
Ex-BBB Vinícius Nascimento recebe título importante em cidade da Bahia; saiba qual
Segunda unidade do Inter Café é inaugurada em Miami 
INSS: governo quer que entidades devolvam desconto indevido a beneficiários 
Filhos de Cid Moreira apontam suposta fraude em testamento do jornalista; saiba detalhes
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?