Segundo KPMG, 86% das empresas brasileiras já integraram a IA ao seu cotidiano Macroeconomia, CNN Brasil Money, Inteligência Artificial CNN Brasil
As empresas brasileiras se destacam no treinamento e na alfabetização em inteligência artificial (IA) de seus colaboradores, aponta a pesquisa “Confiança, atitudes e uso de inteligência artificial: um estudo global 2025” da KPMG, conduzida em parceria com a Universidade de Melbourne.
Segundo o levantamento, 47% dos respondentes do Brasil disseram conhecer e saber utilizar ferramentas de IA. Com o resultado, as empresas brasileiras superaram os resultados das companhias de potências como Alemanha (20%), Japão (21%), França (24%), Reino Unido (27%) e Estados Unidos (28%).
Um dos porta-vozes da pesquisa, o sócio da KPMG Frank Meylan, atribui o resultado à forte presença da tecnologia no dia a dia do brasileiro, do sistema financeiro à vida social.
“Os brasileiros, em geral, são usuários de tecnologia no seu dia a dia. Isso não só de inteligência artificial, mas mesmo no nosso sistema financeiro. Aqui o brasileiro é bastante adepto de utilização de internet banking, de mobile banking. Durante a pandemia, a gente teve uma grande inclusão social de brasileiros. Até em função dos programas sociais que exigiam que você tivesse um aplicativo da caixa econômica e que você se cadastrasse ali”, observa Meylan.
“Então a gente teve um amplo processo aqui de bancarização e digitalização de utilização. Acho que isso impulsionou também os brasileiros a se tornarem mais adeptos dessas tecnologias”, conclui.
A China lidera o ranking com 64% dos respondentes se dizendo familiarizados com a tecnologia.
Os dados foram cedidos com exclusividade à CNN. A pesquisa ouviu 48.000 pessoas de 47 países, abrangendo todas as regiões geográficas globais e utilizando uma amostragem nacionalmente representativa da população com base em idade, gênero e distribuição regional.
No Brasil, 53% dos respondentes são mulheres e 47% homens. 17% têm de 18 a 24 anos, 45% de 25 a 44, 28% de 45 a 64 e 10% têm mais de 65 anos.
Presença da tecnologia nos escritórios
O relatório indica que 86% das empresas brasileiras já integraram a IA ao seu cotidiano. Além disso, 47% dos funcionários afirmaram que utilizam ferramentas de IA para concluir todas as suas tarefas.
Frank Meylan destaca que a pesquisa indicou que a grande maioria destes usuários utilizam serviços de IA gratuitos. E mesmo com as ferramentas básicas, a pesquisa nota benefícios promovidos pela utilização destas tecnologias.
Os principais benefícios identificados pelos respondentes da pesquisa, elenca Meylan, foram:
- O aprimoramento da eficiência no trabalho: a redução do tempo gasto em tarefas repetitivas e obtenção de conhecimento para resolver problemas;
- Produção de ideias: produção de mensagens, e-mails, adequação da escrita a depender do teor da conversa ou do destinatário;
- Tradução;
- Aprimoramento da criatividade;
- Acuracidade maior das informações que são necessárias para a realização do trabalho.
Temores
A pesquisa também apresentou temores dos usuários em relação à IA.
Entre os itens que mais se destacaram, estão os riscos de cibersegurança e a perda de privacidade dos dados, o que pode ser explicado, inclusive, por um elevado índice de fraudes no país, observou Meylan.
“Esse ponto [de temor] apareceu aqui na pesquisa, se isso não poderia ser também fonte de incremento, de crescimento dessas fraudes e de uso indevido dessas tecnologias”, pontua.
O sócio da KPMG ainda destaca o fato de a maioria dos entrevistados ter se posicionado favoravelmente à necessidade de regulação da IA.

