Seleção Brasileira nunca jogou em El Alto, que possui um dos estádios mais altos do mundo Eliminatórias, Bolívia (Seleção), CNN Esportes, Eliminatórias da Copa do Mundo, Futebol brasileiro, Seleção Brasileira CNN Brasil
A Seleção Brasileira nunca enfrentou um desafio tão extremo do que o desta terça-feira (9), contra a Bolívia, pela última rodada das Eliminatórias. O estádio El Alto, palco da partida, é um dos mais altos do mundo.
O Brasil não tinha encarado tamanha altitude, ou seja, será a estreia da Amarelinha nessas condições. Ao todo, são 4.070 metros de altura no local. Anteriormente, a Seleção havia jogado no Hernando Siles, em La Paz, a mais de 3.600m.
O estádio Municipal de Villa Ingenio, em El Alto, é o segundo mais alto da América do Sul. O único que supera é o Daniel Alcides Carrión, em Cerro de Pasco, no Peru, que está a 4.300 metros acima do nível do mar.
Aproveitamento ruim na altitude
Neste século, a Seleção Brasileira não conseguiu imprimir seu melhor ritmo na altitude. São apenas duas vitórias desde 2001, em 11 partidas. Pelo menos o último encontro nessas condições, em 2022, terminou com goleada por 4 a 0.
No total, o Brasil já disputou 31 partidas na altitude e acumula 43% de aproveitamento: dez vitórias, dez empates e 11 derrotas.
Pensando em mitigar os efeitos da altitude, o Brasil ficará no nível do mar até poucas horas antes do jogo. O avião da Seleção Brasileira sairá de Santa Cruz de la Sierra no fim da tarde.
A bola rola às 20h30 (de Brasília) e, mesmo classificado para a Copa do Mundo, o Brasil tenta encerrar sua participação nas Eliminatórias com uma vitória.
Flamengo deixa Mundial com mais de R$ 150 milhões em premiação; veja valores