By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Brasileiro no Irã relata à CNN que foi acordado por ataques de Israel 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Brasileiro no Irã relata à CNN que foi acordado por ataques de Israel 
outros

Brasileiro no Irã relata à CNN que foi acordado por ataques de Israel 

Última atualização: 13 de junho de 2025 09:22
Published 13 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Embaixada do Brasil em Teerã orientou comunidade a permanecer em casa por segurança em meio aos bombardeios  Internacional, ataques, Conflito Oriente Médio, Estados Unidos, Irã, Israel CNN Brasil

Contents
Entenda por que Israel decidiu atacar o Irã agoraIsrael lança ataque sem precedentes contra Irã; saiba o que aconteceuCompanhias aéreas desviam voos após ataque israelense ao IrãOs ataques de IsraelRetaliação Iraniana

Um brasileiro que vive no Irã disse à CNN ter sido acordado pelos intensos ataques sem precedentes de Israel lançados na noite de quinta-feira (12) — madrugada de sexta-feira (13), no horário local.

O brasileiro, que vive há mais de uma década na capital Teerã e pediu para falar sob a condição de anonimato, relatou estar dormindo em casa com a família quando, por volta de 3:30 da manhã, acordou com o barulho dos primeiros ataques.

“Escutamos alguns estrondos parecidos com trovões e levantamos. Estávamos tentando acordar para poder processar o que realmente estava acontecendo e vieram outros estrondos… é um ataque!”, contou.

  • Entenda por que Israel decidiu atacar o Irã agora

    Entenda por que Israel decidiu atacar o Irã agora

  • Israel lança ataque sem precedentes contra Irã; saiba o que aconteceu

    Israel lança ataque sem precedentes contra Irã; saiba o que aconteceu

  • Companhias aéreas desviam voos após ataque israelense ao Irã

    Companhias aéreas desviam voos após ataque israelense ao Irã

Ele disse ter corrido para pegar a bolsa de primeiros socorros por precaução.

“Aí fomos ver as notícias nas TVs, redes sociais. Demorou cerca de 10 minutos até os primeiros vídeos aparecerem”, completou.

O brasileiro disse que, pelos registros que estão circulando em aplicativos de mensagem, pôde ver que prédios nas proximidades de sua casa foram atingidos pelos ataques.

Apesar de não estar esperando os ataques, ele disse sempre manter “uma mochila ou bolsa de emergência” para o caso das autoridades determinarem a retirada imediata do local.

Pelas estimativas do Itamaraty, cerca de 150 brasileiros vivem atualmente no Irã e as autoridades mantêm contato por meio de um grupo de WhatsApp.

O brasileiro relatou que, logo após os primeiros bombardeios, a Embaixada do Brasil em Teerã orientou que todos ficassem em casa enquanto verificavam o que estava acontecendo.

Após a confirmação de que se tratavam de ataques de Israel, a orientação para permanecer em casa foi reforçada e os brasileiros foram informados que o espaço aéreo do país está fechado e os voos foram cancelados.


Prédio atingido por ataque israelense em Teerã 13/6/2025 Wana via REUTERS • Reprodução/Reuters

Os ataques de Israel

A ofensiva anunciada por Israel visa o programa nuclear iraniano e importantes lideranças militares.

O comandante-chefe da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC, na sigla em inglês), general Hossein Salami, foi morto nos bombardeios.

Ele estava entre as figuras mais poderosas e influentes do país. O IRGC supervisiona o desenvolvimento de mísseis balísticos e reprime a dissidência no país.

O major-general Mohammad Bagheri, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã (oficial militar de mais alta patente do país), também foi morto pelos ataques israelenses, informou a TV estatal iraniana IRINN.

Segundo o premiê israelense Benjamin Netanyahu, os ataques vão continuar por “muitos dias”.

Netanyahu declarou que a operação atingiu a principal instalação de enriquecimento do Irã em Natanz, além de cientistas nucleares e o que ele chamou de “o coração do programa de mísseis balísticos do Irã”.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que não houve envolvimento ou assistência dos EUA nos ataques. “Esta noite, Israel tomou medidas unilaterais contra o Irã. Não estamos envolvidos em ataques contra o Irã e nossa principal prioridade é proteger as forças americanas na região”, afirmou.

Israel declarou estado de emergência em preparação para uma potencial retaliação do Irã, fechando escolas, proibindo aglomerações e desaconselhando trabalhos não essenciais.

Hospitais israelenses receberam ordens para interromper atividades ambulatoriais e não urgentes e se mudarem para áreas protegidas, e o Exército está convocando “dezenas de milhares” de soldados.

Retaliação Iraniana

O Irã lançou mais de 100 drones em direção ao território israelense, informou o exército israelense nesta sexta-feira (13).

“Todos os sistemas de defesa [aérea] estão operando para interceptar as ameaças. Este é um evento diferente do que vivenciamos até agora, e prevemos momentos difíceis. Devemos demonstrar resiliência e paciência”, disse a porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF), Effie Defrin.

As IDF abateram os drones do Irã, segundo um oficial militar.

“As Forças de Defesa de Israel começaram a interceptar drones disparados do Irã, fora do território israelense”, disse um oficial das IDF à CNN.

O Ministério das Relações Exteriores, havia dito anteriormente que tem o direito de retaliar Israel, acusando Washington de auxiliar o ataque noturno, apesar dos EUA negarem.

O Irã “não hesitará em defender a nação”, disse a pasta, afirmando também que os ataques israelenses não poderiam ter ocorrido sem a assistência americana que, segundo ele, eram responsáveis ​​pelas consequências das ações de Israel.

“Tais atos de agressão do regime sionista contra o Irã não poderiam ter ocorrido sem a coordenação e autorização dos Estados Unidos. Consequentemente, o governo americano, como principal apoiador do regime, também é responsável pelas consequências perigosas dessa escalada imprudente”, afirma o comunicado.

O porta-voz das Forças Armadas do Irã, Abolfazl Shekarchi, alertou sobre a reação e que os EUA e Israel “vão pagar caro”.

“A República Islâmica do Irã certamente retaliará, e o inimigo pagará um preço alto”, disse Shekarchi à agência de notícias estatal iraniana IRNA. Israel e os EUA “pagarão caro e sofrerão um duro golpe”, afirmou.

 

You Might Also Like

Anitta “invade” casa do BBB 26, rouba a atenção de Veterano e flagra sister no banheiro; veja vídeos

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções destrói arquivo público de prefeitura baiana em plena madrugada

BBB 26: Anitta dá “bronca” em Pedro na 1ª festa da edição 

Trump convida Lula para “Conselho de Paz” para Gaza, dizem fontes 

Raphinha é dúvida no Barcelona para jogo contra a Real Sociedad 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Ainda não chegamos ao ápice do risco de crédito, diz CEO da Coface 

9 de outubro de 2025
Confira os destaques do 12º dia de julgamento de Sean “Diddy” Combs 
Lara Silva, filha de Faustão, atualiza estado de saúde do pai 
Aluno utiliza dados pessoais de professor em sites de apostas, no PR 
Mercado ilegal de cigarro eletrônico movimenta R$ 154 mi por ano no DF
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?