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Brasileiros acreditam que redes sociais estimulam dívidas, diz pesquisa 

Última atualização: 27 de março de 2025 09:00
Published 27 de março de 2025
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Consumidores apontam que as plataformas incentivam os gastos desnecessários e ajudam a perpetuar uma cultura consumista
Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasileiros acreditam que redes sociais estimulam dívidas, diz pesquisa no site CNN Brasil.  Macroeconomia, CNN Brasil Money, Compras, Consumo, Dívida, Endividamento, Redes sociais CNN Brasil

Contents
Leia MaisRedes sociais levam 92% das pessoas a comprarem itens vintage, diz pesquisa8 em cada 10 pessoas consideram avaliações antes de comprar, diz pesquisaE-commerce fatura R$ 8,3 bilhões na semana do consumidor, aponta pesquisaConfira dicas para evitar endividamentoMetodologia

Seis em cada dez brasileiros acreditam que as redes sociais contribuem para o aumento das dívidas, segundo pesquisa feita pela Creditas em parceria com a Opinion Box.

O levantamento mostra que para 33% dos consumidores as plataformas estimulam a gastos desnecessários, enquanto para 17% elas reforçam uma cultura consumista e, para 13%, incentivam compras impulsivas.

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  • E-commerce fatura R$ 8,3 bilhões na semana do consumidor, aponta pesquisa

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O estudo mostra ainda que 70% dos brasileiros já contraíram dívidas, sendo as principais causas: despesas inesperadas (30%), uso excessivo do cartão de crédito (27%) e parcelamento no cartão (24%).

Para Guilherme Casagrande, educador financeiro da Creditas, o endividamento da população está comumente ligado a promoções relâmpago, tendências passageiras e a falsa sensação de que certos produtos ou experiências são essenciais para o bem-estar.

“Para viabilizar as compras incentivadas pelas redes sociais, os brasileiros fazem uso de um dos créditos mais tóxicos do mercado – o rotativo de cartão de crédito. O uso dessa linha de forma inconsequente pode resultar em dívidas de juros muito altos”, afirma.

Confira dicas para evitar endividamento

Ao contrair uma dívida, é importante fazer um planejamento para voltar a ter o controle das finanças. Segundo Casagrande, o primeiro passo é mapear todas as dívidas e depois procurar pelas alternativas mais baratas para quitar esses débitos.

“Atualmente, os créditos com garantia, seja de carro, casa ou salário (mais conhecido como consignado), são os créditos com os juros mais baixos do mercado e alternativas inteligentes para quem deseja se organizar e pagar dívidas acumuladas”, explica.

Pensando no impacto que as redes podem ter no bolso dos usuários, Casagrande faz algumas recomendações:

  • Filtre os conteúdos consumidos: Siga perfis confiáveis de educação financeira e evite conteúdos que incentivam compras impulsivas;
  • Questione a necessidade da compra: Pergunte-se se o item ou serviço é realmente necessário, ou se a compra é motivada por influência externa;
  • Defina um orçamento para gastos extras: Antes de ceder às tentações das redes sociais, estabeleça um limite mensal para compras não essenciais;
  • Evite o parcelamento: Sempre que possível, prefira pagamentos à vista para evitar juros e acúmulo de parcelas;
  • Desative notificações de promoções: Reduzir estímulos pode ajudar a evitar compras impulsivas;
  • Priorize conhecimento financeiro: Invista tempo em aprender sobre planejamento financeiro, taxas de juros e formas de crédito mais vantajosas.

Metodologia

O levantamento ouviu 1.506 pessoas com mais de 18 anos, de diferentes classes sociais e regiões do país, para entender a relação do brasileiro com o crédito e as principais motivações para o uso.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasileiros acreditam que redes sociais estimulam dívidas, diz pesquisa no site CNN Brasil.

 

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