Ex-secretário do Ministério da Fazenda argumenta que limitar importações prejudica crescimento da produtividade e do desenvolvimento econômico do Brasil Macroeconomia, -transcricao-de-videos-, BRICS, Comércio exterior, Donald Trump, Tarifas CNN Brasil
O ex-secretário do Ministério da Fazenda, Marcos Lisboa, avalia que o Brics é uma “fantasia sobre relevância”, questionando a importância real do bloco econômico.
Segundo o economista, “O Brics é uma fantasia de ter alguma relevância, achar que aquilo é importante. Vou dar uma notícia? Não é. A China é importante. A Índia é importante”. Lisboa argumentou que o foco em grupos como o Brics pode desviar a atenção de questões mais cruciais para o desenvolvimento econômico do país.
Importância das importações para o crescimento econômico
Lisboa enfatizou a relevância das importações para o desenvolvimento econômico de longo prazo. Ele explicou que o crescimento sustentável está diretamente ligado aos ganhos de produtividade, que por sua vez dependem do acesso a novas tecnologias e equipamentos.
“Desenvolvimento econômico de longo prazo é ganho de produtividade, é com a mesma quantidade de capital de trabalho, você produzir mais. Para isso é muito importante importar, porque a tecnologia está nas máquinas, a tecnologia está nos novos insumos”, afirmou Lisboa ao WW Especial.
O economista citou um estudo realizado em parceria com outros pesquisadores, que analisou o impacto da abertura comercial brasileira no final dos anos 90. Os resultados indicaram que a importação de máquinas e equipamentos foi o principal fator responsável pelo aumento da produtividade durante aquele período.
Lisboa criticou a política comercial adotada pelo Brasil nas últimas décadas, argumentando que a limitação das importações tem prejudicado o crescimento da produtividade e, consequentemente, o desenvolvimento econômico do país.
“Infelizmente essa tem sido a agenda do Brasil há 30 anos. Eu espero que o disparate americano não faça a gente dobrar a aposta na escolha errada que a gente fez, que é parte da razão pela qual o Brasil há 40 anos cresce menos que os demais países, muito menos que os demais emergentes, e mesmo menos do que os países desenvolvidos”, concluiu o economista.
WW Especial
Apresentado por excepcionalmente por Thais Héria, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.