Celebração acontece nesta sexta (14) enquanto o monarca mantém tratamento contínuo contra o câncer após ter sido diagnosticado com a doença no início de 2024 Internacional, Família Real, Rei Charles III, Reino Unido CNN Brasil
O Palácio de Buckingham celebrou o 77º aniversário do Rei Charles III nesta sexta-feira (14) com a divulgação de uma nova foto do monarca.
Charles continua a conciliar seus deveres como monarca com o tratamento contínuo contra o câncer após ter sido diagnosticado com a doença no início de 2024.
A imagem, tirada em maio pela fotógrafa Millie Pilkington, mostra Charles nos jardins da propriedade de Sandringham, em Norfolk, com a imponente mansão ao fundo.
Outras fotos mostram o monarca passeando nos jardins de Sandringham que fica na residência oficial da família real e passou recentemente por uma restauração.
Na sexta-feira, o Rei e a Rainha Camilla viajaram para uma recepção no Castelo de Cyfarthfa, a cerca de 40 quilômetros ao norte da capital galesa, Cardiff, onde ele cortou um enorme bolo de aniversário em formato de castelo.
Mais tarde, ele inaugurou oficialmente o Depósito de Trens do Metrô do Sul do País de Gales, sentando-se brevemente no banco do motorista de um dos novos trens-elétricos e cumprimentando o público que o aguardava do lado de fora, na chuva.
Enquanto isso, em Londres, salvas de canhão foram disparadas no Green Park e perto da Tower Bridge em comemoração ao aniversário do monarca.
A chegada da chuva outonal reforçou o motivo pelo qual os monarcas britânicos costumam ter dois aniversários – um dos quais é “oficial” e comemorado pelo desfile Trooping the Colour.
O evento acontece no verão e consiste em um desfile de 1.400 oficiais e soldados pelas ruas de Londres, em um percurso repleto de gente, que vai do Palácio de Buckingham até o Horse Guards Parade.
Acredita-se que a tradição do monarca ter dois aniversários tenha começado com o rei George II em 1748. Assim como Charles, ele também nasceu em novembro.
As últimas semanas têm sido difíceis para Charles.
No final de outubro, ele tomou a medida extraordinária de retirar os títulos reais de seu irmão Andrew, numa tentativa de abafar o escândalo envolvendo a ligação do então príncipe com o criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein.
Esse escândalo ofuscou um momento histórico ocorrido no início de outubro, quando Charles se tornou o primeiro monarca britânico a rezar publicamente com um papa em pelo menos 500 anos, durante sua visita ao Vaticano e encontro com o Papa Leão XIV.

