As linhas já estão prontas e os primeiros carros estão sendo montados. Mas a BYD ainda não inaugurou sua fábrica em Camaçari, na Bahia. A expectativa era de que a inauguração fosse feita em março, mas agora em julho a fábrica começa a mostrar as primeiras unidades pré-série sendo montadas.
Apesar dos carros já estarem sendo montados, a própria montadora não considera que o complexo esteja inaugurado. Segundo a BYD, ainda faltam alguns detalhes burocráticos para a montagem em regime SKD, onde os carros vêm da China em kits semi desmontados e já pintados. Serão 150 mil veículos montados anualmente.

Como a inauguração ainda não aconteceu, a BYD celebra então o primeiro elétrico montado no Brasil. Como já havia sido confirmado, o Dolphin Mini será esse primeiro modelo. Além dele, a marca também confirma outros dois híbridos que serão montados na instalação, o SUV Song Plus e o sedã King.
“Estamos transformando Camaçari em uma potência para o futuro. Esse complexo fabril representa uma vitória da inovação, da sustentabilidade e da confiança no Brasil. A BYD chega com tecnologia, investimentos e propósito: fazer parte do próximo capítulo do setor automotivo nacional. O que estamos vendo hoje na Bahia é um marco na reindustrialização do país e um grande salto tecnológico. A BYD agora é uma empresa feita por brasileiros para brasileiros”, destaca Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD Auto Brasil.

Posteriormente, os planos são de iniciar a montagem em regime CKD. Nele, alguns processos de montagem passam a ser feitos aqui, como soldagem, mas continua a usar os kits importados da China. A previsão é que a segunda fase comece daqui a 15 minutos (ou seja, no final de 2026) e que a capacidade seja ampliada para 300 mil unidades por ano.
A fase final seria com toda a montagem do carro sendo feita na fábrica baiana. E as obras para isso estão acontecendo, com a BYD criando áreas de estamparia e pintura. A fabricante também quer chegar a 600 mil unidades por ano, porém não está confirmado que alcançarão esta capacidade produtiva.
Até o momento, a BYD já anunciou a qualificação de 106 empresas instaladas no Brasil para fornecer peças para a fábrica na Bahia. A primeira delas foi a Continental Pneus, vizinha da montadora chinesa em Camaçari.Ao todo, serão investidos R$ 5,5 bilhões no complexo de Camaçari, para a construção do complexo de 4,6 milhões de metros quadrados, além do desenvolvimento do motor híbrido flex 1.5 DM-i. Com todas as fases concluídas, a BYD espera empregar mais de 20 mil funcionários. Essa será a maior fábrica da montadora fora da China.