By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: BYD Shark é picape híbrida que só é econômica com a bateria carregada
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > BYD Shark é picape híbrida que só é econômica com a bateria carregada
outros

BYD Shark é picape híbrida que só é econômica com a bateria carregada

Última atualização: 11 de dezembro de 2024 19:13
Published 11 de dezembro de 2024
Compartilhe
Compartilhe

Grandiloquência é um recurso usado pelas fábricas de automóveis para anunciar seus produtos. Mas só funciona se a mensagem for verdadeira. A BYD usa e abusa dessa maneira de se expressar quando fala da Shark: “É a picape média mais potente do mundo. É a primeira picape híbrida plug-in do Brasil”.

Contents
Comodidades bem-vindasDe 0 a 100 km/h em 5,8 segundosCadastro efetuado com sucesso!Teste Quatro Rodas – BYD SharkFicha Técnica – BYD Shark
  • Relacionadas
  • NotíciasBYD Shark mal chegou ao Brasil e terá versão mais robusta1 nov 2024 – 17h11
  • Carros elétricosBYD U9 tem posição de dirigir de SUV mas realmente anda como supercarro6 dez 2024 – 13h12
  • NotíciasPrima da Fiat Titano, Peugeot Landtrek ganha motor 2.2 da Rampage6 dez 2024 – 19h12

De fato. Pelo menos a segunda frase é verdade. Em relação à primeira, é temeroso afirmar. Pode aparecer alguém, com uma picape preparada, se dizendo o dono desse título. Seja lá como for, a BYD Shark incorpora uma mudança importante no segmento de picapes médias, começando por seu conjunto motriz.

BYD SHARK
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

A Shark é equipada com o motor 1.5 turbo DMO a gasolina, que sozinho entrega 183 cv e 26,5 kgfm. E ele é combinado com dois motores elétricos. Um dianteiro de 231 cv e 31,6 kgfm, outro traseiro de 204 cv e 34,6 kgfm. A potência combinada é de 437 cv e o torque combinado, 65 kgfm. E é isso que a torna tão singular. Ela consegue ser mais forte que uma Ford Ranger Raptor, uma picape esportiva dona de um V6 biturbo que rende até 397 cv e 59,5 kgfm.

BYD SHARK
Entre-eixos de 3,26 metros garante um ótimo espaçoFernando Pires/Quatro Rodas

O exagero da Shark não se limita à força, porém. Seu projeto é ousado no estilo também. No passado, marcas chinesas foram acusadas de plágio por companhias tradicionais, como BMW e Mercedes-Benz, e isso é um tema para qualquer companhia de origem chinesa: o design é um aspecto sensível. No caso da Shark, podem dizer, com razão, que sua dianteira remete à Ford F-150 Lightning, a picape elétrica norte-americana, graças aos DRLs de led que emolduram os faróis full-led e são interligados na parte superior do capô.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram
Continua após a publicidade

Mas não há dúvidas de que o visual de cada uma é diferente. Semelhança não existe na traseira – que, na BYD, tem mais personalidade com lanternas largas com formas tridimensionais e outra régua iluminada horizontal. O nome da marca está presente em alto-relevo na tampa da caçamba, mais discreto do que na grade frontal em cromado. Há poucos cromados na carroceria para se adequar ao gosto brasileiro, de acordo com a fábrica. Na traseira, o nome do modelo e a sigla DMO são em preto fosco.

BYD SHARK
Console central elevado com alças traz sofisticação e segurança ao trafegar por terrenos fora de estrada, bancos são confortáveis, prendem bem o corpo e têm ajustes elétricosFernando Pires/Quatro Rodas
BYD SHARK
Espaço traseiro é beneficiado pelo assoalho planoFernando Pires/Quatro Rodas

O porte da Shark é de picape média, com 5,45 metros de comprimento, 3,26 m de entre-eixos, 1,92 m de altura e 1,97 m de largura. E ela é 10 cm mais comprida que uma rival como a Ford Ranger, com a distância entre-eixos sendo a mesma. Em relação à Toyota Hilux, que continua a líder em vendas no segmento com folga, a Shark é 13 cm maior e também tem 16 cm a mais no entre-eixos – o que provoca diferença no espaço interno a favor da BYD.

Comodidades bem-vindas

Na capacidade de carga, a Shark fica em desvantagem. Ela carrega apenas 790 kg. Enquanto todas as rivais equipadas com motores turbo diesel carregam cerca de 1 tonelada. Essa capacidade, na verdade, fica bem próxima aos 720 kg de capacidade de uma Fiat Strada, uma picape compacta.

Continua após a publicidade

BYD SHARK

Considerando que seu público-alvo é o mesmo das rivais, a capacidade de carga é um item sensível e que pode definir a compra. Pela legislação, a Shark não poderia mesmo ultrapassar essa capacidade de carga, afinal qualquer veículo que exceda o peso bruto total (PBT) de 3,5 toneladas, ou seja, a soma de seu peso com a capacidade de carga, só poderá ser conduzido por motorista com a CNH do tipo C.

A BYD Shark é a picape mais pesada da categoria, com 2.710 kg, graças ao peso extra do conjunto de baterias Blade de LFP (lâminas de lítio-ferro-fostato), e isso é um limitador para que se estabeleça sua capacidade de carga.

BYD SHARK

Embora em outros mercados onde a Shark é comercializada, como na Austrália, sua capacidade seja a mesma assim como a de reboque, 2,5 toneladas, o que indica que essa característica talvez esteja relacionada à estrutura da picape, e não a apenas uma concessão para atender a legislação.

Continua após a publicidade

Como uma forma de compensar essa limitação na carga, a picape traz comodidades bem-vindas. A abertura da tampa da caçamba, por exemplo, é feita por um botão na parte superior e o processo acontece de forma suave, porém não há nenhum alívio de peso na hora de fechar a tampa (só para descer), o que exige esforço. Outro facilitador é a escada embutida na parte central da tampa para facilitar o acesso à caçamba, que traz três tomadas que utilizam a energia das baterias do sistema híbrido e que podem tornar o espaço uma estação de trabalho.

BYD SHARK
Tampa abre suavemente e traz uma escada para facilitar o acesso à caçamba, que tem 1.200 litros de capacidade e leva até 790 kg de carga.Fernando Pires/Quatro Rodas
BYD SHARK
Há ainda dois pontos de iluminação e amortecedor na tampa para alívio de peso (na descida)Fernando Pires/Quatro Rodas

De 0 a 100 km/h em 5,8 segundos

O fato de ser a picape média mais potente do mundo a torna a mais rápida também. Em nossa pista de testes, a Shark saiu da imobilidade e chegou a 100 km/h em apenas 5,8 segundos (mesmo pesando mais de 2.700 kg!). A rival que mais se aproxima desse número é a Ford Ranger Raptor, com 6,6 segundos, enquanto a versão “civil” da picape da Ford cravou em 9,4 segundos. Já a líder Hilux, mesmo na versão esportiva GR-S, acelerou até os 100 km/h em 9,7 segundos.

BYD SHARK

Continua após a publicidade

Desempenho é um de seus pontos fortes e no dia a dia é ele que torna a picape tão divertida de conduzir. Na cidade é possível usufruir da autonomia elétrica, que é de 57 km, conforme homologado no Inmetro. Portanto, trajetos curtos podem ser realizados sem gastar uma gota de gasolina.

BYD SHARK
Porta-objetos é generoso e abriga entradas usb-c, há carregador por indução rápido e espaço para cartão NFC (que dispensa<br />a chave física), há tomadas padrão brasileiro no banco traseiro, sendo três disponíveis dentro da caçamba da picapeFernando Pires/Quatro Rodas

Mas não é nessa condição que se aproveita toda a potência disponível. No quick down do acelerador, quando o motor 1.5 turbo entra em operação e assume a função de tracionar as rodas, é que os 437 cv ficam à disposição. E as acelerações e retomadas são dignas de esportivo puro-sangue – só que com um centro de gravidade bem mais elevado por se tratar de uma picape.

BYD SHARK
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Porém, quando a bateria de 29,6 kWh está descarregada, a picape é tracionada apenas pelo motor 1.5 turbo, que, apesar de ter bons 183 cv e 26,5 kgfm, pena para empurrar sozinho a picape tão pesada. A relação peso/potência mais que dobra de 6,2 kg/cv, quando a bateria está carregada, para 14,8 kg/cv, quando apenas o motor a combustão está em funcionamento. E isso faz com que o consumo de combustível se torne elevado.

Continua após a publicidade
BYD SHARK
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

No nosso teste de consumo nesta condição, a Shark fez 9,9 km/l na cidade e 7,7 km/l na estrada. E ela só consegue ser mais econômica que a Ranger Raptor, que faz 6,3 km/l e 8,4 km/l, respectivamente. Mas gasta muito mais que as rivais tradicionais como Hilux e Ranger, ambas movidas a diesel, que fazem cerca de 10 km/l nas duas condições.

BYD SHARK
Multimídia é giratória e comandos centrais lembram o layout da aviaçãoFernando Pires/Quatro Rodas
BYD SHARK
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Portanto, a condição ideal de rodagem com a Shark é com a bateria carregada: além de usufruir da autonomia elétrica ao acionar o modo EV, terá a economia de combustível digna de um híbrido plug-in. Segundo o Inmetro, o consumo elétrico nessa condição ideal é de 24,6 km/l em ciclo urbano e 19,9 km/l em ciclo rodoviário.

A parte dinâmica é um caso à parte, pois trata-se de uma picape média com suspensão independente em ambos os eixos e esse atributo é inédito no segmento que tem como padrão a adoção do eixo rígido na traseira. E a faz mais preparada para absorver qualquer imperfeição do piso, tornando a carroceria mais estável. Isso realmente acontece em pisos acidentados ou mesmo em terrenos off-road. A rigidez torcional elevada pela estrutura das baterias no assoalho também ajuda a transmitir suavidade ao transpor buracos.

Mas no asfalto liso, independentemente da velocidade, ocorre uma vibração de alta frequência que reverbera tanto para os assentos quanto para o volante. Essa condição torna a condução tanto na cidade quanto na estrada incômoda. Nos pareceu que falta alguma calibragem dos amortecedores para que essa vibração seja filtrada completamente.

BYD SHARK

Um efeito prático: o fotógrafo Fernando Pires, ao usar a caçamba da picape para fotografar um outro carro em movimento reparou na vibração e comentou que ela chegou a atrapalhar o foco automático de sua câmera.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

A vida a bordo é privilegiada com uma central multimídia de 12,8” giratória com conexão sem fio com smartphones, um quadro de instrumentos digital 10,25” e ainda um head-up display. O acabamento é esmerado, com o emprego de materiais de boa qualidade e manufatura.

BYD SHARK
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Entre os itens de conforto estão o freio de estacionamento eletrônico, câmera 360o e carregador por indução. Entre as tecnologias de segurança ativa (ADAS) a picape oferece o pacote completo, com piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, farol alto inteligente e alerta de ponto cego.

Em versão única, a BYD Shark é vendida por R$ 379.800 e nesse preço ela é mais cara que todas as versões topo de linha das rivais. Porém, seu desempenho é superior, o consumo com as baterias carregadas pode ser excelente e ainda traz um ótimo pacote de tecnologia embarcada e bom espaço interno. Ela peca ao oferecer uma capacidade de carga reduzida, na frequência incômoda da suspensão e no consumo elevado com as baterias completamente descarregadas.

Veredicto Quatro Rodas – A BYD revoluciona a categoria com o fato de ser a primeira híbrida plug-in e também a mais potente e rápida, mas tem capacidade de carga reduzida e preço elevado.

Teste Quatro Rodas – BYD Shark

Aceleração
0 a 100 km/h 5,8 s
0 a 1.000 m 26,3 s – 184,5 km/h
Velocidade máxima –
Retomadas
D 40 a 80 km/h 2,7 s
D 60 a 100 km/h 3,5 s
D 80 a 120 km/h 4,3 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 16,1/28,4/67,3 m
Consumo
Urbano 9,9 km/l
Rodoviário 7,7 km/l
Ruído interno
Neutro/rpm máx. – /-
80/120 km/h 55,6/63,6 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em 6a marcha –
Volante 3 voltas
SEU Bolso
Preço básico R$379.800
Garantia 6 anos

Ficha Técnica – BYD Shark

Motor: dianteiro, transversal, 183 cv a 6.000 rpm, 26,5 kgfm a 4.500 rpm; dois motores elétricos; potência combinada, 437 cv
Câmbio: aut., 1 m., tração integral
Suspensão: duplo A (diant. / tras.)
Freios: disco vent.
Pneus: 265/65 R18
Dimensões: compr., 545,7 cm; larg., 197,1 cm; alt., 192,5 cm; entre-eixos, 326 cm; caçamba, 1.200 l; peso, 1.710 kg, capac. de carga, 790 kg, tanque, 57 litros

Publicidade

You Might Also Like

Bia Miranda se lança em nova profissão; saiba detalhes

VÍDEO: Motociclista sofre acidente na orla da Barra e fica desacordado no meio-fio

Marido de Sacha se irrita com internautas após criticas a amada na web: “Vão toma no c*”

Imagens aéreas mostram destruição causada por incêndio no DF. Veja

Carlos Miguel desembarca em São Paulo para assinar com o Palmeiras 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Saiba como Lula pretende tratar a guerra Irã-Israel na cúpula do Brics

23 de junho de 2025
Mulher é achada morta em carro levado pela chuva no RS 
Jonas Brothers retornam à Disney e anunciam filme natalino; saiba mais 
Moraes: O que se exige da denúncia é comprovação da materialidade do delito 
Análise: Mesmo não sendo favorito para muitos, Trump representa mudança 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?