Depois do Racco, a BYD deu mais um passo para conquistar o mercado japonês. A empresa chinesa aproveitou o Salão do Automóvel de Tóquio para rever o BYD T35, que é um caminhão elétrico de pequeno porte e que lembra muito o Hyundai HR.
Feito para ser dirigido com uma habilitação convencional, o BYD T35 pode ser comprado com duas carrocerias: furgão ou plataforma. O lançamento está previsto para o segundo trimestre de 2026 e o preço estimado é de 8 milhões de ienes, o que representa cerca de R$ 281 mil em conversão direta.

O T35 é equipado com baterias Blade LFP (fosfato de ferro-lítio) da BYD e incorpora o design Cell-to-Chassis (CTC), que integra o sistema de baterias diretamente ao chassi do veículo. Dessa maneira, segundo a BYD, há maior estabilidade e segurança.
A autonomia, segundo o ciclo WLTC, é de 250 quilômetros. O T35 é equipado com um único motor elétrico traseiro que entrega 201 cv e 34,6 kgfm de torque. As baterias possuem 62 kWh de capacidade e podem ser carregadas em 65 minutos utilizando um carregador de 71 kW.

Entre os equipamentos, destaque para o pacote ADAS, incluindo alerta de colisão frontal, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de saída de faixa. Já o interior abriga muito do que vemos em outros BYD, como uma central de 12,8 polegadas e uma pequena tela do painel de instrumentos digital.
O BYD T35 possui a função V2L, ou seja, com um adaptador na entrada de carregamento, o caminhão pode ser usado como uma fonte de energia móvel. A BYD foi criativa para mostrar essa capacidade, uma vez que montou uma sauna móvel sobre a plataforma do caminhão. Vale lembrar que saunas são frequentemente usadas no Japão, como mostrado pelos colegas do site Car Watch.

Em termos de medidas e capacidades, o T35 tem 4,99 metros de comprimento na versão furgão, enquanto a configuração plataforma tem 4,69 m. O entre-eixos é sempre de 2,52 m. O peso varia entre 2.265 kg e 2.140 kg, dependendo da carroceria. A capacidade de carga é sempre de 1.050 kg, enquanto o peso bruto do veículo é de 3.480 kg, o que permitira CNH do tipo B caso fosse vendido no Brasil.

