Sete líderes da facção foram levados sob forte esquema de segurança; juntos, eles somam mais de 428 anos de condenações Rio de Janeiro CNN Brasil
O Governo do Estado do Rio de Janeiro concluiu, nesta quarta-feira (12), a transferência de sete lideranças do Comando Vermelho (CV) para presídios federais de segurança máxima. As penas dos condenados ultrapassam os 428 anos de prisão por crimes ligados ao tráfico de drogas.
De acordo com informações do repórter da CNN em Brasília, Elijonas Maia, os sete chefes do tráfico foram levados para a Penitenciária Federal de Catanduvas (PR), a mesma unidade onde cumpre pena Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, um dos principais líderes históricos do Comando Vermelho.
A operação desta quarta-feira foi coordenada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap-RJ), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), e contou com o apoio das forças de segurança estaduais. A transferência foi autorizada pela Vara de Execuções Penais (VEP).
Os detentos foram retirados da Penitenciária Laércio da Costa Peregrino (Bangu 1), unidade de segurança máxima no Complexo de Gericinó, e levados até o Aeroporto Internacional do Galeão, de onde embarcaram em uma aeronave da Polícia Federal com destino ao Paraná. O deslocamento ocorreu sob forte esquema de segurança, com atuação do Serviço de Operações Especiais (SOE), do Grupo de Intervenção Tática (GIT) e da Divisão de Busca e Recaptura (Recap), todos da Seap.
Segundo o governo, a medida integra a Operação Contenção, voltada ao enfrentamento do crime organizado e ao isolamento de lideranças que ainda exercem influência dentro e fora das unidades prisionais.
“A transferência dessas lideranças criminosas reflete o nosso compromisso com o fortalecimento das políticas de segurança pública e com a adoção de medidas concretas para interromper a atuação de organizações criminosas a partir do sistema prisional”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Quem são os presos transferidos
Os sete criminosos identificados como lideranças do Comando Vermelho e suas respectivas penas são:
- Arnaldo da Silva Dias, o “Naldinho” – 81 anos, 4 meses e 20 dias
- Carlos Vinicius Lírio da Silva, o “Cabeça de Sabão” – 60 anos, 4 meses e 4 dias
- Eliezer Miranda Joaquim, o “Criam” – 100 anos, 10 meses e 15 dias
- Fabrício de Melo de Jesus, o “Bicinho” – 65 anos, 8 meses e 26 dias
- Marco Antônio Pereira Firmino da Silva, o “My Thor” – 35 anos, 5 meses e 26 dias
- Alexander de Jesus Carlos, o “Choque” – 34 anos e 6 meses
- Roberto de Souza Brito, o “Irmão Metralha” – 50 anos, 2 meses e 20 dias

