A Dodge é uma das marcas mais emblemáticas dos Estados Unidos e ainda tratada por alguns como um símbolo do país por causa de seus muscle cars Challenger e Charger. Mas a atual realidade da marca é outra: sua linha é composta por cinco carros, um deles é italiano e os outros dois são chineses.
Parece exagero, mas não é. Apenas o enorme utilitário Durango e o muscle Charger são, de fato, produtos norte-americanos. O Hornet é a versão da Dodge do Alfa Romeo Tonale. No México, a Dodge ainda tem um Journey que nada mais é do que uma variante de um SUV chinês, o GAC GS5. Agora a marca também está lançando por lá o Attitude R/T – uma versão esportiva para outro sedã chinês, o GAC Empow.

O Attitude sempre foi um carro de outra marca com logotipo da Dodge para ser vendido no México. As duas primeiras gerações eram, na verdade, um Hyundai Accent modificado. A terceira geração virou um Mitsubishi Mirage e agora, na quarta geração, aproveitou a parceria da Stellantis com a GAC para usar o Empow.
Chegou utilizando o sobrenome R/T (abreviação de Road/Track), que sempre batizou versões esportivas da Doge, mas que não é o caso aqui.
O sedã é vendido apenas no México e, normalmente, já tem uma proposta mais esportiva para diferenciá-lo de outro modelo da GAC, o GA4. É um modelo de porte médio, com 4,70 m de comprimento e motor 1.5 turbo de 170 cv.

Até seria possível lançar o Attitude R/T com motor mais potente que o normal, pois também existem versões do GAC Empow com um 2.0 turbo de 265 cv na China. Pelo menos o Attitude R/T tem motor turbo… As últimas aparições da insignia R/T foram em versões dos Durango, Charger e Challenger, todos com o famoso motor Hemi V8.
Assim como o Journey de origem chinesa, o Attitude não deve sair do México, onde a Dodge tem uma tradição. No Brasil, a marca deixou de vender carros em 2021, quando acabou o estoque da geração antiga do Journey. Apesar da Stellantis ter dito que existem planos para a empresa no país, nada foi feito desde então e as concessionárias seguiram vendendo apenas as picapes da Ram.