Concorrente é contra união das rivais e diz que, juntas, as varejistas serão monopolistas e poderão eliminar concorrentes
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cade inclui Petlove no processo que avalia união da Petz com Cobasi no site CNN Brasil. Macroeconomia, CNN Brasil Money, Petlove CNN Brasil
O processo que avalia a união de negócios da Petz com a Cobasi vai ganhar um novo nome na tramitação que acontece no Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade). O órgão aprovou a entrada da concorrente Petlove como interessada no tema. Ou seja, a concorrente vai apresentar argumentos contrários à união das rivais.
O Cade acatou o argumento da Petlove, que demonstrou preocupação com o poder comercial das duas concorrentes juntas. Os advogados da empresa citaram que Petz e Cobasi têm estratégias competitivas parecidas, e que o negócio “resultaria em um agente monopolista”.
A Petlove argumenta que, juntas, as duas empresas líderes “eliminariam a concorrência entre as duas principais rivais” e, assim, protegeriam “o mercado contra entrantes e rivais”. Entre as rivais, obviamente, está a Petlove.
Os advogados da empresa citaram que, juntas, as empresas teriam posicionamento “irreplicável por qualquer outra empresa do mercado”.
“Garantindo um poder de portfólio que levaria a capacidade de adotar estratégias anticompetitivas de subsídios cruzados, limitação de alcance de produtos a rivais e lançamento de lojas de forma a asfixiar entrantes”, cita o documento.
A Petlove argumenta ainda que o poder de barganha da nova empresa diante dos fornecedores e sem um novo grande rival haveria “ausência de incentivos a passar qualquer eficiência ao consumidor”.
“Partindo da análise dos argumentos e elementos apresentados pela peticionante, conclui-se que o pedido possui pertinência com os fins da análise do presente ato de concentração, uma vez que os temas trazidos são questões concorrenciais, poder de mercado e de monopólio, poder de portfólio e concentração de mercado”, argumenta a decisão do Cade.
Em nota à imprensa, a Petlove avaliou como “muito positiva” a decisão do Cade. “Essa operação pode reduzir a concorrência, levando ao aumento de preços”, cita a empresa. A varejista online diz que confia na “adoção das medidas necessárias para a garantia de um ambiente competitivo saudável”.
Procuradas, Petz e Cobasi ainda não se pronunciaram.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cade inclui Petlove no processo que avalia união da Petz com Cobasi no site CNN Brasil.