Em entrevista ao CNN Esportes S/A, o capitão do penta analisou os nomes selecionados e teceu considerações sobre as escolhas do técnico italiano Futebol, Cafu, Carlo Ancelotti, CNN Esportes, CNN Esportes S/A, Futebol brasileiro, Seleção Brasileira CNN Brasil
Cafu, pentacampeão e ex-capitão da Seleção Brasileira, avaliou a lista de convocados de Carlo Ancelotti para os últimos jogos das Eliminatórias.
Em entrevista ao CNN Esportes S/A deste domingo (31), ele destacou as dificuldades que o treinador terá até a Copa do Mundo e os pontos que podem fortalecer o time.
Segundo Cafu, a equipe viveu um período de indefinição após a última edição, afetando diretamente a preparação do elenco.
“A seleção passou por uma turbulência muito grande durante esses quatro anos, depois dessa última Copa (…). Fomos definir agora, faltando praticamente um ano”, relembrou.
Para ele, tendo em vista o perfil do Ancelotti, essa demora compromete o trabalho do italiano na Seleção.
“Isso prejudica muito o trabalho do professor Ancelotti, porque eu o conheço. O trabalho do Ancelotti é o treinamento, é a repetição, é o dia a dia (…), é o mostrar para as pessoas a maneira como ele quer jogar. Mas, infelizmente, ele não vai ter tempo disso”, explicou.
No entanto, apesar das limitações, Cafu vê na convocação sinais positivos.
O craque ressaltou que, com exceção do Estevão, o treinador apostou em jogadores rodados.
Se você pegar essa última convocação dele, ele (Ancelotti) convocou jogadores experientes. Tirando o Estevão, que é um jogador jovem, todos os outros são jogadores cascudos que já jogam. São titulares absolutos nos seus clubes, são jogadores que já passaram por Copa do Mundo, jogadores que disputam campeonatos internacionais. Está formando uma seleção realmente com uma base apta a ganhar uma Copa do Mundo.
Cafu, capitão do penta
Experiência que motiva
Cafu também comentou a bagagem internacional do treinador e a experiência prévia em Copas.
Para ele, esse histórico pode ser determinante na trajetória da Seleção.
“O que faz a diferença nele é exatamente isso: a experiência e a bagagem que ele tem em termos de lidar com jogadores”, afirmou.
A chegada de Ancelotti também foi apontada como um fator de renovação da confiança da torcida.
Ele (Ancelotti) deu um up a mais – uma perspectiva positiva a mais em relação à seleção brasileira. Ele fez com que o povo brasileiro acreditasse novamente na seleção. Pela bagagem, pelos títulos, pelas conquistas, por tudo aquilo que ele veio fazendo no futebol internacional, e pela maneira com que ele trabalha.
Cafu, capitão do penta
Positividade e revolução
Para Cafu, o momento agora é de acompanhar o trabalho e acreditar.
“Agora é torcer. É torcer para que dê tudo certo com o professor Ancelotti”, afirmou.
O ex-lateral entende que, mesmo em meio à pressão por resultados que a Seleção carrega, o italiano deve conseguir inovar com a seleção.
Vai completar agora 24 anos sem a conquista de um título. O Ancelotti vem exatamente para quebrar esse paradigma e fazer com que o Brasil consiga conquistar esse tão inédito campeonato.
Cafu, capitão do penta
Durante o programa, o craque também avaliou os laterais da geração, compartilhou histórias de sua infância e carreira e contou expectativas para a Copa do Mundo de 2026.
O CNN Esportes S/A com Cafu vai ao ar neste domingo (31), às 21h15 (horário de Brasília), na CNN Brasil e no YouTube do CNN Esportes.
CNN Esportes S/A
Com Cafu, capitão do penta, o CNN Esportes S/A chega à 106ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.
Confira três desafios de Carlo Ancelotti à frente da Seleção