Votação ocorreu na primeira sessão deliberativa deste ano após a eleição de Hugo Motta, novo presidente da Casa
Este conteúdo foi originalmente publicado em Câmara aprova MPs que liberam recursos para apoio ao Rio Grande do Sul no site CNN Brasil. Política, Câmara dos Deputados, Medida Provisória CNN Brasil
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), duas medidas provisórias (MPs) que liberam crédito extraordinário para auxílio ao Rio Grande do Sul, após as enchentes que atingiram o estado em 2024.
A votação ocorreu na primeira sessão deliberativa deste ano. O novo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), eleito no último sábado (1º), presidiu o início da votação. Depois, a sessão foi comandada pelo primeiro-vice-presidente, Altineu Côrtes (PL-RJ).
Uma das MPs aprovadas abre crédito no valor de R$ 5,1 bilhões, que devem ser destinados aos ministérios da Saúde, da Previdência Social e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O texto segue para análise do plenário do Senado.
A liberação da quantia atende a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de antecipar o pagamento de precatórios da Justiça Federal no Rio Grande do Sul. Como a MP foi editada em setembro do ano passado, a quantia já foi liberada.
A outra MP aprovada libera crédito de R$ 1,6 bilhão para auxiliar o estado. Os recursos são destinados aos ministérios da Agricultura e Pecuária, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e dos Portos e Aeroportos. A proposta também segue para análise do Senado.
Os recursos também foram liberados no ano passado e têm como destino ações de prestação de serviços de assistência em apoio às famílias rurais em situação de vulnerabilidade; realização de obras para recuperação de estradas em projetos de assentamento; atendimento de despesas com formação de estoques de arroz; entre outras.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Câmara aprova MPs que liberam recursos para apoio ao Rio Grande do Sul no site CNN Brasil.