By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Câmara aprova texto-base do PLP 108, que regulamenta a reforma tributária
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Câmara aprova texto-base do PLP 108, que regulamenta a reforma tributária
outros

Câmara aprova texto-base do PLP 108, que regulamenta a reforma tributária

Última atualização: 16 de dezembro de 2025 14:53
Published 16 de dezembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (15/12), o texto-base do projeto de regulamentação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (PLP 108/24). O relator na Câmara, Mauro Benevides (PDT-CE), votou para reverter 24 mudanças feitas pelo Senado. A análise de destaques ficou para a tarde desta terça-feira (16/12). Na sequência, o texto segue para a sanção.

Contents
Bebidas açucaradasNotas fiscais consolidadasMedicamentosFutebolCâmara de ContenciosoInstituições FinanceirasDestaques

Essa é a segunda etapa de regulamentação da reforma tributária e a aprovação é necessária para que os governos estaduais e municipais comecem a operar o sistema. Além disso, nesse projeto, foram revisados temas da primeira etapa da regulamentação, com decisões sobre impostos e alíquotas. Foi definida, por exemplo, quais serão as alíquotas sobre instituições financeiras. Além disso, as notas fiscais consolidadas foram limitadas.

Conheça o JOTA PRO Tributos, plataforma de monitoramento tributário para empresas e escritórios com decisões e movimentações do Carf, STJ e STF

Bebidas açucaradas

Em seu relatório, Benevides optou por retirar do projeto a limitação de 2% no Imposto Seletivo (IS) sobre bebidas açucaradas. O trecho havia sido inserido pelo Senado como forma de proteger a indústria de bebidas da elevação de carga tributária.

Porém, o texto aprovado segue prevendo que as alíquotas do Imposto Seletivo incidentes sobre esses produtos seriam fixadas de forma escalonada, de 2029 até 2033, para incorporar progressivamente o diferencial entre as alíquotas de ICMS que incidiam anteriormente sobre esses produtos e as alíquotas modais do ICMS.

No primeiro projeto de regulamentação da reforma, o trecho gerou discordância entre Câmara, favorável à taxação, e Senado, contrário.

Notas fiscais consolidadas

A Câmara decidiu retirar do projeto o trecho que obrigaria o Fisco a permitir a consolidação de notas fiscais por município. Segundo o relator, a possibilidade dificultaria o funcionamento do split payment, mecanismo que permitirá a segregação dos tributos e utilização de créditos no momento da liquidação financeira da operação. Além disso, o mecanismo de cashback, com a devolução dos tributos por famílias de baixa renda, também seria prejudicado, segundo o deputado.

Por outro lado, foi mantida a previsão de que um mecanismo de consolidação poderá ser criado por medida infralegal. Pelo texto mantido, o tema deve ser tratado em ato conjunto do Comitê Gestor do IBS e da Receita Federal (RFB). A manutenção da possibilidade era pedida por empresas de serviços por aplicativo.

Medicamentos

O relatório referendado pelos deputados também reverteu as mudanças feitas pelo Senado na forma de definição de quais medicamentos terão alíquota zerada de IBS e CBS. Na fase anterior, a Câmara havia sugerido uma lista nominal de medicamentos. Já o Senado havia preferido definir categorias (medicamentos voltados ao tratamento de doenças raras, diabetes, doenças cardiovasculares, etc). Pelo parecer de Benevides, portanto, prevalece o modelo definido pela Câmara.

Futebol

Também foi revertida a redução de alíquotas feita pelo Senado em relação às Sociedades Anônimas de Futebol (SAF). O texto do Senado diminuía de 4% para 3% a alíquota dos tributos federais unificados; de 1,5% para 1% da alíquota da CBS e de 3% para 1% da alíquota do IBS. Também havia a exclusão de certas receitas da base de cálculo do pagamento mensal unificado nos primeiros cinco anos-calendários de constituição da SAF.

Câmara de Contencioso

Após um relatório contrário ao trecho, o texto final do projeto mantém a criação da Câmara Nacional de Integração do Contencioso Administrativo, voltada à harmonização da jurisprudência administrativa envolvendo os novos tributos (IBS e CBS). O trecho, inserido pelo Senado, é elogiado pelos governos estaduais. O Fórum de Governadores chegou a emitir nota técnica defendendo a preservação integral do modelo aprovado pelo Senado, que estabelece um sistema conjunto entre Comitê Gestor do IBS e Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) para uniformizar divergências.

Instituições Financeiras

O projeto aprovado também define antecipadamente as alíquotas máximas do IBS e do CBS sobre serviços financeiros. Na primeira fase da reforma, a opção do Congresso foi prever alíquotas anuais estabelecidas por regulamento infralegal. Mas, pelo texto dos senadores no PLP 108/2024, ficou estabelecido que a soma das alíquotas do IBS e da CBS incidentes sobre os serviços financeiros corresponderá a 10,85% em 2027 e 2028, 11,00% em 2029, 11,15% em 2030, 11,30% em 2031, 11,50% em 2032 e 12,50% em 2033.

Destaques

A análise dos destaques ficou para sessão na tarde desta terça-feira (16/12). Os partidos pedem a votação em separado de alguns trechos do projeto. O tema do Imposto Seletivo deve voltar a ser analisado, já que o Partido Liberal propõe reinserir no projeto o limite de 2% na alíquota sobre as bebidas açucaradas. O partido também tenta voltar a reduzir o imposto sobre as SAFs. O PL e o PT pedem reavaliação da decisão sobre os medicamentos. Por último, o Novo destacou o trecho que trata da responsabilidade da plataforma digital nos casos em que o fornecedor não emite o documento fiscal eletrônico.

You Might Also Like

Filhas da Nação: projeto social expande esportes a remo para meninas

Após reencontro marcante, Belo elogia Viviane Araújo: “Tanta coisa bonita”

Atores de “Tremembé” reforçam incentivos ao audiovisual brasileiro 

Federação retira punição e time boliviano se salva do rebaixamento; entenda 

TJDFT concede direito à moradia para 16 famílias vulneráveis

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Ofertas Prime Day: caixa de som Authentics da JBL com 20% de desconto

15 de julho de 2025
Em alta, Yuri Alberto completa 24 anos com mais de cem gols na carreira 
Stephen Curry tem atuação histórica em vitória do Golden State Warriors 
Ben Affleck não entende interesse do público por sua vida pessoal: “Tédio” 
Polícia encontra 800 kg de maconha escondidos em poço no interior de SP 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?