Premiação reconhece anualmente profissionais com trabalhos de destaque no jornalismo brasileiro Política, Câmara dos Deputados, CNN Brasil CNN Brasil
A Câmara dos Deputados premiou nesta quarta-feira (3) a âncora da CNN Brasil Tainá Falcão com o Prêmio Glória Maria de Jornalismo. A homenagem anual é direcionada a jornalistas com trabalhos de destaque e impacto na sociedade.
Formada no Centro Universitário de Brasília, Tainá tem carreira dedicada à televisão. Junto de Gustavo Uribe, ela comanda de segunda a sexta-feira a apresentação do Bastidores CNN, de 12h às 15h.
A premiação da Câmara foi entregue em cerimônia no Salão Nobre da Casa. O processo de escolha do prêmio inclui as indicações de candidatos e candidatos, feitas pelos líderes partidários, e a votação pela Mesa Diretora.
A indicação para a distinção foi feita pelo líder do PP na Câmara, deputado Dr. Luizinho (RJ). “Vivemos um dos momentos mais difíceis da nossa história, mas tão importante quanto este Parlamento é a atuação da imprensa brasileira”, afirmou o líder.
Essa é a segunda edição do prêmio, criado em homenagem à repórter e apresentadora Glória Maria, que morreu em fevereiro de 2023, aos 73 anos. No ano passado, a homenageada foi Zileide Silva, da TV Globo.
O prêmio é entregue pela Segunda-Secretaria da Casa e foi criado com a intenção de valorizar a atuação do jornalismo profissional no país.
“Ela [Tainá Falcão] se destaca pelo equilíbrio, consenso e imparcialidade. O fato de sua atuação ter sido reconhecida por um órgão tão plural como da Câmara dos Deputados, mediante um processo que envolveu a comunicação pelos líderes de todos os partidos e a votação pela Mesa Diretora, mostra que a admiração pelo seu trabalho é suprapartidária”, disse Lula da Fonte na cerimônia.

Em seu discurso, Tainá defendeu o aumento da participação feminina em cargos de liderança e na representatividade política. Para ela, o jornalismo serve à democracia e às minorias. “Meu ofício de hoje é minha paixão de vida”, disse.
“O reconhecimento do meu trabalho para mim é um chamado urgente para que homens e mulheres transformem a realidade que ainda nos afasta dos lugares de decisão. Eu falo de um ambiente majoritariamente masculino, em que as mulheres precisam avançar mais. Hoje, aqui no Parlamento, somos 18% de ocupação das cadeiras. Nos cargos de liderança e redações, somos aproximadamente 30%. Por isso, é preciso avançar. E o jornalismo é uma ferramenta essencial para o progresso social, para jogar luz sobre os abismos, gerar consciência e sanar desigualdades”, declarou a jornalista.
Daniel Rittner, diretor de jornalismo da CNN Brasil, afirmou que Tainá reflete os valores da direção da CNN: perseguir o “absoluto equilíbrio e neutralidade”.
“É impressionante ver a trajetória dela [Tainá Falcão], o crescimento e a capacidade cada vez maiores. É mais do que merecido, você nos enche de orgulho”, disse Rittner.