By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Câncer de pulmão: terapia-alvo reduz em 84% risco de morte; veja 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Câncer de pulmão: terapia-alvo reduz em 84% risco de morte; veja 
outros

Câncer de pulmão: terapia-alvo reduz em 84% risco de morte; veja 

Última atualização: 6 de junho de 2025 15:56
Published 6 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Tratamento foi aprovado para pacientes com tipo de tumor que não é elegível a cirurgia com mutação específica  Saúde, Câncer, Câncer de pulmão, Tratamento CNN Brasil

Contents
Leia MaisBiópsia líquida é novidade no cuidado do câncer; veja como funcionaVitamina D pode melhorar o tratamento de câncer de mama, diz estudoExercício físico reduz retorno do câncer de intestino, aponta estudoComo funciona a terapia-alvo?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em maio uma nova indicação de osimertinibe, uma terapia-alvo, para pacientes com câncer de pulmão. O tratamento tem potencial de reduzir em 84% o risco de avanço ou morte pela doença, após quimioradioterapia.

A nova indicação do osimertinibe é feita para pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células em estágio 3 irressecável com mutação EGFR. Essa é a primeira e única terapia-alvo aprovada para o tratamento desse perfil de pacientes no Brasil a proporcionar uma mediana de tempo de vida sem avanço da doença maior que três anos.

Leia Mais

  • Biópsia líquida é novidade no cuidado do câncer; veja como funciona

    Biópsia líquida é novidade no cuidado do câncer; veja como funciona

  • Vitamina D pode melhorar o tratamento de câncer de mama, diz estudo

    Vitamina D pode melhorar o tratamento de câncer de mama, diz estudo

  • Exercício físico reduz retorno do câncer de intestino, aponta estudo

    Exercício físico reduz retorno do câncer de intestino, aponta estudo

O câncer de pulmão de não pequenas células é o tipo mais comum entre os tumores de pulmão, e pode ser dividido em três categorias: o adenocarcinoma (com origem nas células dos alvéolos), escamoso (que começa das células achatadas do pulmão), e o de células grandes. A mutação EGFR acontece geralmente no adenocarcinoma, de acordo com Luiz Henrique de Lima Araújo, oncologista e Head de Oncologia da Dasa Genômica.

“O estágio 3 é o mais complexo para a oncologia torácica, porque não é nem o estágio inicial, que costuma ir direto para a cirurgia, nem o estágio avançado, como o 4, que é quando a doença está espalhada”, explica Araújo à CNN. “O estágio 3 irressecável é aquele cujo tumor já está grande e já acometeu os gânglios entre os dois pulmões. É uma localização geográfica ruim e o resultado de cirurgia, nesses casos, é muito ruim”, acrescenta.

Segundo o oncologista, tradicionalmente, pacientes com esse perfil de câncer de pulmão são tratados com uma combinação de quimioterapia e radioterapia. “Historicamente, conseguíamos curar cerca de 20% desses pacientes com essa combinação”, afirma.

Agora, com a terapia-alvo, os pacientes passam a ter uma opção de tratamento direcionada e mais específica, melhorando as taxas de sobrevida (tempo de vida após o diagnóstico), reduzindo o risco de progressão (avanço da doença) e de morte.

“A aprovação supre uma necessidade médica não atendida, visto que pacientes com esse perfil passam a ter uma opção de tratamento específica, em um cenário em que não existia terapia direcionada. Suprir essa importante necessidade, com resultados tão expressivos de sobrevida livre de progressão e redução de risco de morte da doença, faz com que o osimertinibe seja o novo padrão de tratamento nesse cenário”, comenta Araújo.

Como funciona a terapia-alvo?

O osimertinibe é uma terapia-alvo, ou seja, é um tratamento que ataca, especificamente, as células cancerígenas, preservando as células saudáveis. Nesse caso, a medicação atua desativando as mutações EGFR características desse tipo de câncer, matando as células cancerígenas.

“É como se entrássemos em um quarto com 100 interruptores. Mas ao invés de desligar todos eles, esse medicamento desliga o único interruptor com defeito”, explica o oncologista.

O medicamento já era aprovado no Brasil, recomendado como tratamento preferencial pelas diretrizes do National Comprehensive Cancer Network, tanto no tratamento adjuvante em pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células, estágio inicial, com mutação de EGFR, como para o tratamento em primeira linha de pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células metastático com mutação de EGFR e para o tratamento em segunda linha para pacientes com a mutação T790M.

A nova aprovação foi baseada no estudo LAURA, que demonstrou ganho significativo na sobrevida livre de progressão da doença.

“Com esta aprovação, a terapia passa agora a beneficiar todos os perfis de pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células com mutação do EGFR independente do estágio do diagnóstico, seja inicial, localmente avançado ou metastático”, afirma Karina Fontão, diretora médica executiva da AstraZeneca Brasil, responsável pelo medicamento.

O medicamento ainda não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). “Reconhecemos que submeter nossas tecnologias à avaliação do SUS é essencial para garantir que esses tratamentos se tornem formalmente disponíveis para a população brasileira. Essas avaliações são conduzidas no momento oportuno, visando conciliar o benefício para os pacientes e a sustentabilidade do sistema de saúde”, afirma Marília Gusmão, diretora-executiva de Relações Corporativas da AstraZeneca Brasil, à CNN.

“Nosso objetivo é colaborar com as autoridades para apoiar decisões fundamentadas em evidências, sempre respeitando os processos regulatórios e diretrizes de incorporação estabelecidos pelas políticas públicas de saúde”, finaliza.

Câncer de pulmão: terapia reduz em 46% risco de avanço do tumor

 

You Might Also Like

“Vamos parar com esse discurso de blá blá blá”, diz Bruno Reis sobre falta de alvará da prefeitura para reabertura do Estádio de Pituaçu

Bruno Reis volta a defender a desafetação de bens sem utilidade em Salvador

Mulher é presa no Paraná por roubar motorista de aplicativo no DF

Após Zé Felipe e Ana Castela surgirem com suposta aliança, Virginia toma atitude drástica; assista

Ofertas do dia: até 33% de desconto nas garrafas térmicas da Stanley

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Fuvest disponibiliza redações de simulado; veja como consultar 

16 de maio de 2025
BNews Mineração: Diretor do Ibram detalha realização de uma das mais importantes exposições da América Latina em Salvador
“Corinthians ainda não procurou Dorival”, diz Savóia 
Rio Grande do Sul emite alerta epidemiológico para dengue e chikungunya  
Em última vitória do Boca Juniors, papa ainda era argentino 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?