Alexandre Curi não descartou a possibilidade do governador do Paraná mudar de partido para concorrer à Presidência da República Política, -agencia-cnn-, Eleições 2026, Paraná, Ratinho Júnior, Tarcísio de Freitas CNN Brasil
Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (16), o presidente da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), Alexandre Curi (PSD-PR), afirmou que a candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à Presidência da República em 2026, não impede a do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD).
“Eu, internamente, acredito que Tarcísio será candidato à Presidência da República. Eu acredito que ele irá renunciar e ser candidato a presidente da República, mas a candidatura dele não impede a de Ratinho Junior”, disse Curi.
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, tem dito que o partido terá candidato próprio na próxima eleição. No entanto, ele enxerga em Tarcísio o único nome capaz de unir o campo da centro-direita na disputa e afirma que não haveria “nenhum problema” em compor com o governador paulista.
“Eu tenho conversado nos últimos meses e vejo um entusiasmo enorme do governador do Paraná disposto a disputar a Presidência da República, seja no PSD ou seja fora do PSD”, afirmou Curi.
Na avaliação do deputado estadual, diferentemente de Tarcísio, Ratinho Junior não precisa de sinalização do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para ser candidato ao Palácio do Planalto em 2026.
“Tarcísio depende muito do bolsonarismo e de uma sinalização de Jair Bolsonaro. O governador do paraná também depende muito dos eleitores da direita, da centro-direita, mas não depende de uma sinalização de Bolsonaro para viabilizar sua candidatura”, disse Curi.
O presidente da Alep destacou ainda que Ratinho Junior é o possível candidato que teria mais “viabilidade de dialogar com o centro, o eleitor de centro”.
“A força do bolsonarismo é inevitável, ela terá um papel muito importante nas eleições do ano que vem, nas eleições presidenciais do meu estado. Nas eleições estaduais o bolsonarismo tem um peso muito grande, praticamente decide as eleições no estado do Paraná, no estado de Santa Catarina, mas o governador do Paraná tem essa oportunidade, tem esse diferença”, continuou.
Decisão de Bolsonaro
No início do mês, o presidente nacional do PP (Partido Progressista), senador Ciro Nogueira (PI), visitou Jair Bolsonaro em sua casa e afirmou que o ex-mandatário está entre dois nomes para apoiar na disputa pelo Planalto em 2026: Tarcísio de Freitas ou Ratinho Jr.
A expectativa de Ciro é de que o ex-presidente, que está inelegível, anuncie até janeiro o nome que irá representar a direita na disputa.
“Acredito que ele já decidiu. Defendo que comunique isso em dezembro para ser anunciado em janeiro. Quem vai ser, só ele sabe. Eu imagino, mas quem tem legitimidade e autoridade para dizer é ele ou o Flávio (um dos filhos) ou até a Michelle (ex-primeira-dama), que tem contato direto com ele”, disse Ciro em entrevista ao jornal O Globo.

